13/09/2020 22h17 - Atualizado em 14/09/2020 08h17

14 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
14 de setembro na história

1959 - O veículo soviético espacial Luna 2 se chocava contra a superfície da Lua, tornando-se o primeiro objeto de fabricação humana a atingir o nosso satélite natural. O fato deu aos soviéticos uma vantagem na "corrida espacial", o que fez com que os Estados Unidos acelerassem seu programa espacial. Em 1960, o candidato presidencial John F. Kennedy usou isso em sua campanha rumo à presidência e, depois de eleito, aumentou os gastos neste setor, afirmando que no final da década o país enviaria um humano para a Lua. Neste meio tempo, em 1961, os soviéticos voltaram a impressionar, enviando Yuri Gagarin, a primeira pessoa a ir ao espaço. Mais tarde, veio a resposta. Em 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, feito inédito para a humanidade.

1983 - Nascia, em Londres, Amy Jade Winehouse, cantora e compositora de voz única. Seu álbum Back to Black (2006) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e ficou em segundo lugar na Billboard. Apesar do seu sucesso, a cantora passou por sérios problemas com drogas e, consequentemente, sua saúde foi afetada. Em 2008, foi presa duas vezes por agressão e por dirigir bêbada. Em 2010, ela voltou ao tratamento contra as drogas e se afastou temporariamente da música. Contudo, apesar de suas tentativas de reabilitação, a cantora morreu no dia 23 de julho de 2011, quando foi encontrada morta em sua casa, em Londres.

2001 - Era lançado no Japão o GameCube, oficialmente chamado de Nintendo GameCube, um videogame lançado como sucessor do Nintendo 64 para competir com o PlayStation 2 da Sony e o Xbox da Microsoft. De acordo com números oficiais, a Nintendo vendeu 21,74 milhões de unidades em todo o mundo do GameCube, mas atrás do líder Playstation e do Xbox. O GameCube foi o primeiro console Nintendo a usar discos ópticos, semelhantes ao formato miniDVD. O videogame foi lançado com algumas opções de conectividade como suporte para jogos on-line e conexão com o Game Boy Advance.

2009 - Patrick Swayze morria aos 57 anos, vítima de um câncer no pâncreas, na cidade de Los Angeles. Ele participou de, aproximadamente, 40 filmes, entre eles, estrelou grandes sucessos como Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990) e Dirty Dancing - Ritmo quente (1987) e Ghost: Do Outro Lado da Vida.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Capivara

Aniversariantes

Fernanda Vasconcellos – 36 anos - Fernanda de Vasconcellos Galvez é uma modelo e atriz brasileira. Em 2016, interpretou sua primeira vilã, a advogada Bruna Ferraz Vidal, na novela Haja Coração. Já namorou o apresentador André Marques, o ator Henri Castelli, de quem se separou em março de 2012 e atualmente namora o ator e apresentador Cássio Reis.

Arlindo Cruz – 62 anos - Arlindo Domingos da Cruz Filho é um músico brasileiro, compositor e cantor de samba e pagode. Arlindo Cruz participou do grupo Fundo de Quintal. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de Samba. Em 17 de Março de 2017, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. O estado de saúde do cantor é grave, porém estável. Três anos após a enfermidade, recentemente, Arlindo voltou a falar algumas palavras, demonstrando uma melhora significativa de seu quadro inicial.

Joana Fomm – 81 anos - Joana Maria Fomm é uma atriz brasileira. Estreou na carreira artística em 1964 na telenovela O Desconhecido, da RecordTV, mesmo período no cinema, quando viveu Lúcia em Um Morto no Telefone. Em 2019 a atriz foi convidada para ministrar aulas em uma escola de teatro, participar da nova fase da novela Malhação e atuar no filme Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, de Danilo Gentili.

Giovanna Ewbank – 33 anos - Giovanna Ewbank Baldacconi Gagliasso é uma atriz, modelo, repórter e apresentadora brasileira. Atuou em diversas novelas da Rede Globo e apresentou diversas atrações como os extintos “Vídeo Show” e “TV Globinho”. Seu canal no YouTube tem mais de 4 milhões de inscritos. Giovanna é casada com o ator Bruno Gagliasso tendo dois filhos adotados da África e em julho de 2020 deu à luz o terceiro filho do casal, chamado Zyan.

Silas Malafaia – 61 anos - Silas Lima Malafaia é um pastor protestante neopentecostal brasileiro líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Malafaia é bastante conhecido por sua atuação política e pelo discurso de ódio sobre temas como direitos dos homossexuais e direito ao aborto, bem como por defender a chamada teologia da prosperidade (Que diz que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel). Em janeiro de 2013, a revista Forbes o classificou como o terceiro pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio estimado pela publicação em 150 milhões de dólares. No entanto, ele negou a informação no programa De Frente com Gabi, no qual afirmou que seu patrimônio girava em torno de 6 milhões de reais.

Deixar um comentário