08/09/2020 12h01 - Atualizado em 08/09/2020 14h01

Dia Do Médico Veterinário: conheça a profissão neste 09 de setembro

Em comemoração à data o Conselho Federal de Medicina Veterinária promove debate com profissionais da área
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Pixabay / Divulgação
Dia Do Médico Veterinário: conheça a profissão neste 09 de setembro

Nesta quarta-feira, 09 de setembro, é celebrado o Dia Do Médico Veterinário. O profissional é responsável pelo cuidado dos animais em diversas áreas desde o manejo, saúde clínica, cirúrgica além da qualidade dos alimentos entre outros segmentos.

Em comemoração à data o Conselho Federal de Medicina Veterinária a Academia Brasileira de Medicina Veterinária/Abramvet promove o debate “A Medicina Veterinária em Benefício do Desenvolvimento Econômico e Social do País”. O prof. Dr. Josélio de Andrade Moura, presidente da associação e idealizador do projeto vai apresentar o debate. O encontro online ocorre hoje (09) entre às 16h às 18h, no YouTube @cfmvoficial.

Receba informações no seu celular a todo momento. Clique aqui!

Neste momento atípico causado pela pandemia de coronavírus acabou alterando a rotina dos profissionais da saúde. Médicos-veterinários na saúde pública ajudam outros profissionais durante a crise.

É o médico-veterinário que garante a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal que são consumidos pela população diariamente. É ele também que trabalha no controle e na prevenção das zoonoses, as doenças que são transmitidas dos animais aos humanos.

O médico-veterinário é um profissional essencial para a Saúde Única. Ele cuida da saúde dos animais, do meio ambiente e também cuida da população. Atuação da Medicina Veterinária na Saúde Única motiva campanha nacional, o projeto tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a atuação do profissional em questões ligadas à saúde pública, mostrando que a Medicina Veterinária vai muito além da causa animal.

Construída de modo colaborativo entre os 27 conselhos regionais e o CFMV, a campanha de 2020 abrange informações e personagens que esclarecerão como o trabalho do médico-veterinário atua de forma integrada às demais áreas da saúde para a garantia da saúde pública, animal e ambiental. A iniciativa é fundamentada em quatro temas principais: Covid-19; Segurança de Alimento; Controle de Zoonoses; e Meio Ambiente.

Os personagens, médicos-veterinários brasileiros, concederão depoimentos sobre suas áreas de atuação na Saúde Única, seu dia a dia e compartilharão aspectos ainda desconhecidos por parte da sociedade, mostrando o cenário da pesquisa na saúde animal para a solução de doenças também humanas.

Leia também:

8 de setembro: pandemia provoca desigualdade no Dia Mundial da Alfabetização

Covid-19 e Zoonoses

Segundo o médico-veterinário Hélio Autran, “a destruição ambiental amplia as possibilidades de infecção de pessoas por microrganismos presentes em animais que antes não tinham contato com humanos, seja por transmissão direta ou por vetores (...)”. Professor titular do Departamento de Ciências Clínicas da Oregon State University, além de diretor e membro do corpo clínico do hospital veterinário da instituição, Autran coleta informações sobre a relação entre a covid-19 e os animais de companhia e compartilha suas descobertas e análises nas suas redes sociais e site pessoal.

Enquanto a economia mundial praticamente ficou paralisada, as pesquisas científicas dispararam em 2020, tentando encontrar respostas para neutralizar a ação da doença, a qual muitos acreditam ter-se iniciado por contaminação vinda de um animal silvestre. O médico-veterinário Nélio Batista de Morais, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV), lembra que, geralmente, essas doenças têm potencial de atingir muita gente ao mesmo tempo, exatamente o que estamos assistindo com a covid-19.

Deixar um comentário