07/09/2020 22h01 - Atualizado em 07/09/2020 22h01

08 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
08 de setembro na história

1636 – Era fundada a Universidade de Harvard, como a primeira instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Sua história, influência e riqueza tornam-na uma das mais prestigiadas universidades do mundo. Oito presidentes dos Estados Unidos formaram-se nessa universidade e cerca de 150 ganhadores do Prêmios Nobel foram filiados como estudantes, professores ou funcionários da instituição. A Biblioteca da Universidade de Harvard é também a maior biblioteca acadêmica dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Harvard tem o maior orçamento do que o de qualquer outra instituição acadêmica do mundo, situando-se em cerca de 30 bilhões de dólares em setembro de 2012.

1915 – O centro de Londres era atacado por dirigível alemão na Primeira Guerra. Em 8 de setembro de 1915, o Zeppelin alemão, de Heinrich Mathy, um dos grandes comandantes deste tipo de aeronave na Primeira Guerra, atacou a área central de Londres, matando 22 pessoas e provocando um prejuízo de 500 mil libras esterlinas. O Zeppelin, um veículo rígido motorizado, foi desenvolvido pelo inventor alemão Ferdinand Graf von Zeppelin, em 1900. Embora um inventor francês houvesse construído um dirigível décadas antes, o Zeppelin, com sua estrutura de aço, era o maior dirigível construído na história.

1966 - Seriado Star Trek ia ao ar pela primeira vez na TV. O primeiro episódio de Star Trek era exibido na TV norte-americana NBC, em um dia como esse, no ano de 1966. O seriado de ficção científica criado por Gene Roddenberry revela as aventuras da nave estelar USS Enterprise e sua tripulação pelo Universo. A história se passa no meio da Via Láctea, aproximadamente nos anos de 2260. A audiência de Star Trek não atingiu os índices desejados pela NBC e sua produção foi cancelada após três temporadas e 79 episódios. No entanto, a série teve uma grande influência na cultura popular e se tornou um clássico "cult" durante os anos 1970. Mais tarde, Star Trek gerou uma franquia, formada por outras cinco séries de televisão, 12 filmes, inúmeros livros, jogos, brinquedos e outros produtos.

1989 – Nascia o DJ, remixer e produtor musical Tim Bergling, conhecido como Avicii. Avicii foi classificado em terceiro lugar no ranking da lista anual Top 100 DJs da revista americana DJ Magazine em 2012 e 2013, além de ter sido nomeado duas vezes para o prêmio Grammy Award, sendo uma vez por seu trabalho em "Sunshine" com David Guetta em 2012, e uma vez com a música "Levels", em 2013. Avicii morreu em 20 de abril de 2018 em Mascate, Omã. Embora a causa da sua morte não tenha sido confirmada explicitamente, se inferiu, através de um comunicado efetuado pela sua família, que o músico se suicidou.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Alfabetização

Dia Internacional do Jornalista

Dia Mundial da Fisioterapia

Aniversariantes:

Wiz Khalifa – 32 anos - Cameron Jibril Thomaz é um rapper, compositor e ator norte-americano. Se tornou mundialmente famoso por ser o interprete da canção "See You Again" com Charlie Puth, parte da trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 7. No dia 11 de julho de 2017, o sing alcançou um marco histórico, se tornando o clip mais visto de todos os tempos na plataforma de vídeos online youtube, deixando para trás "Gangnam Style" do sul-coreano Psy.

Daniele Hypólito – 35 anos - Daniele Matias Hypólito é uma ginasta brasileira. Entre suas principais conquistas na carreira estão a primeira medalha mundial conquistada por uma brasileira, feito este atingido na edição de 2001, e os múltiplos pódios em edições dos Jogos Pan-americanos. Como premiações, foi eleita por duas vezes seguidas (2001/02) a melhor atleta brasileira. Daniele é ainda irmã do também ginasta Diego Hypólito.

Leandra Leal – 35 anos - Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva é uma atriz, autora, produtora, diretora, roteirista e cantora brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de setembro de 1982. Neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal, começou cedo no teatro e na televisão. Em 1994, participou da minissérie "Confissões de Adolescente", que revelou Deborah Secco, como a personagem Mariana. O sucesso veio com "Explode Coração", quando interpretou Yanka, uma cigana que se apaixonava pelo pretendente da irmã. Sua atuação no filme "A Ostra e o Vento" lhe rendeu prêmio de melhor atriz ainda aos 13 anos. No longa, a atriz contracenava com os atores Lima Duarte e Fernando Torres.

Fernanda Abreu – 57 anos - Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu é uma cantora e compositora brasileira de música pop. Iniciou a carreira como vocal de apoio na banda BLITZ, com Evandro Mesquita e, posteriormente, seguiu carreira solo. Foi classificada pela imprensa como a pioneira da música pop no Brasil, trazendo o gênero genuinamente dançante para o país em 1990, após averiguar a dimensão internacional de artistas como Madonna e Prince, aderindo às coreografias, misturas com estilos dançantes e samplers em seus trabalhos.

Deixar um comentário