03/09/2020 20h53 - Atualizado em 04/09/2020 07h50

04 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
04 de setembro na história

1888 - É registrada a marca Kodak. Seu grande sucesso comercial foi à introdução no mercado do rolo de filme fotográfico, o que provocou a substituição das placas de cristal usadas até o momento, assim como o lançamento da máquina Kodak 100 Vista, que utilizava rolos de 100 fotos circulares e que para a campanha de promoção se usou a frase "Você aperta o botão, nós fazemos o resto". Além de suas máquinas, a Kodak vem sendo uma das grandes fornecedoras de filme fotográfico para os setores amadores e profissionais ainda nos dias atuais. Recentemente a empresa anunciou o lançamento de sua criptomoeda a “Kodakcoin” para empresas e fotógrafos comercializarem imagens.

1969 - Charles Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, era sequestrado no Rio de Janeiro. O grupo de ativistas exigia a libertação de 15 presos políticos. O governo militar aceitou as condições dos sequestradores. A ação aconteceu quando um Volkswagen emparelhou o Cadillac do embaixador e quatro guerrilheiros saíram armados rendendo o embaixador e seu motorista, e seguiram no Cadillac. Numa rua adjacente, deixaram o motorista no carro com a carta com exigências redigida por Franklin e entraram numa Kombi. Nesse momento, Elbrick tentou reagir, achando que seria morto, mas foi detido com uma coronhada na testa. Os sequestradores conduziram então a Kombi através do Túnel Rebouças até o local do cativeiro onde o embaixador ficaria detido por quase três dias.

1995 - Morria o ator Paulo Gracindo. Sucesso no teatro e no rádio, Gracindo atuou como apresentador e ator de radionovelas. No programa “Balança, mas Não Cai" interpretou o quadro do Primo Pobre e Primo Rico. Na TV, sua popularidade atingiu o auge com o personagem Odorico Paraguaçu, da novela "O Bem-Amado".

1998 – Acontecia o desabamento do telhado da Igreja Universal do Reino de Deus, em Osasco, matando 25 pessoas e ferindo cerca de quinhentas. Os fiéis oravam em vigília, quando houve um estrondo. Em seguida, placas do forro caíram sobre as pessoas, antes de a estrutura do teto desabar. Foram indiciados o dono do imóvel, quatro integrantes da igreja e três engenheiros da prefeitura que liberaram a realização de cultos no local.

1998 - Criado o site de pesquisas Google. Com 21 anos de vida, o Google é hoje a maior empresa de mídia do mundo, de acordo com sua receita anual, considerando verbas de anúncios e publicidade. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou no desenvolvimento e aquisição de outros produtos, como o e-mail Gmail, ferramentas de redes sociais como o Orkut, navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa, o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk e também o site de vídeos online YouTube.

2008 - Morria, aos 75 anos, o cantor e compositor Waldick Soriano. Entre outros sucessos ele é autor de "Eu Não Sou Cachorro Não". Antes de ingressar na carreira artística, trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro. Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido nos anos 50 com a música "Quem és tu?".

Que dia é hoje?

Dia da Lei Eusébio de Queirós – (Lei que proibiu definitivamente o tráfico de negros escravos para o Brasil).

Aniversariantes:

Beyoncé - 39 anos - É uma cantora, compositora e atriz norte-americana. É a mulher negra mais premiada na história da música com mais de 400 prêmios. A cantora é considerada a mulher do século no mundo pop. Entre seus sucessos em 2008, a música “Single Ladies”, lançada em seu terceiro álbum, com um ritmo dançante, e letra fácil e repetitiva, alcançou o público infantil e adolescente. Em 2010, Beyoncé se apresentou no Brasil, no estádio do Morumbi, em São Paulo, para um público de 60 mil pessoas. Apresentou-se também no Rio de Janeiro e em Salvador. A cantora é casada com o rapper Jay-Z, com que tem uma filha.

Robson Caetano – 55 anos – Robson Caetano da Silva é um ex-atleta brasileiro. Especializado em corridas de curta distância, participou de quatro Jogos Olímpicos, ganhando um bronze nos 200 metros rasos em 1988 e outro bronze no revezamento 4x100m, em Atlanta 1996. Até hoje é o detentor do recorde sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 31 de maio de 1988. Participou do quadro Dança dos Famosos no Domingão do Faustão, em 2006, e consagrou-se campeão, tornando-se o primeiro homem a conseguir esse feito.

Damon Wayans – 58 anos - É um ator, roteirista, diretor e comediante norte-americano, conhecido por interpretar Michael, na série Eu, a Patroa e as Crianças, transmitida no Brasil pelo SBT. Wayans é separado e tem quatro filhos, e mora em Los Angeles. Atualmente o ator está no elenco da série Máquina Mortífera.

Igor Cavalera – 48 anos - Igor Graziano Cavalera é um baterista brasileiro, fundador e ex-membro da banda brasileira de metal Sepultura junto com seu irmão mais velho Max Cavalera. Tocou em bandas além do Sepultura como Nailbomb, Strife e participação no Titãs. Atualmente atua na banda Cavalera Conspiracy, que traz novamente seu irmão Max ao seu lado. Grande baterista, despontou por causa de sua técnica agressiva na bateria.

Deixar um comentário