02/09/2020 11h01 - Atualizado em 02/09/2020 11h09

Dia do biólogo: 3 de setembro recorda desafios da profissão que estuda aspectos da vida

Profissional atua no Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção
Por: Valesca Luz / Acústica FM - UFPel - Foto: Pixabay
Dia do biólogo: 3 de setembro recorda desafios da profissão que estuda aspectos da vida

Nesta quinta-feira (03) é celebrado o dia do biólogo no Brasil de acordo com a regulamentação da Lei nº 6.684 de 03 de setembro de 1979. O profissional atua nos diversos campos da Biologia, que envolvem o estudo da vida. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei.

Conforme a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o biólogo atua em três principais campos sendo eles: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Dentro dessas áreas, os biólogos podem trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.

Quer ficar muito bem informado sobre o que acontece no mundo? Clique aqui!

Este profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Vale destacar, no entanto, que, independentemente da área escolhida, o biólogo deve respeitar a vida em todos os seus níveis.

O símbolo do biólogo, que foi publicado pela resolução CFBio, nº 187/2009, e registrado no INPI, em 07 de maio de 2009, mostra diversos pontos que envolvem a rotina desse profissional. Nesse símbolo, podemos observar quatro elementos básicos: o DNA, o espermatozoide, as folhas e a espiral. A cor do biólogo é azul e a pedra é a água-marinha em qualquer uma de suas tonalidades.

Conheça o Instituto de Biologia da UFPel, clicando aqui.

Leia mais:

- Dia 02 de setembro, dia do repórter fotográfico

No dia 08 de julho foi recordado o Dia Nacional da Ciência que relembrou a importância da pesquisa científica para a evolução humana. A contribuição da área vai de descobertas tecnológicas até estudos sobre a fauna, a flora e os ecossistemas, que também são realizados no Museu de Ciências Naturais do Estado.

Deixar um comentário