01/09/2020 17h56 - Atualizado em 02/09/2020 07h49

02 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
02 de setembro na história

1666 – Tem início o “Grande Fogo” de Londres. Foi um incêndio que varreu as partes centrais da cidade durante três dias. Ele começou em uma padaria, pouco depois da meia-noite de 2 de setembro, um domingo, e se espalhou-se rapidamente para o oeste de Londres. O fogo destruiu a parte medieval da cidade, mas não chegou a ameaçar o bairro aristocrático de Westminster, o Palácio de Charles II e a maioria dos bairros suburbanos. Mesmo assim, foram queimadas 13.200 casas, 87 igrejas e a maior parte dos edifícios do governo da cidade. O número de mortos é desconhecido, por conta da dificuldade em se obter registros das mortes de pessoas pobres e de classe média que teriam morrido no incêndio. Naquela época, Londres contava com uma população de 80 mil pessoas.

1822 – Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinava o decreto da Independência do Brasil. Nesta data, Maria Leopoldina, então princesa regente do Brasil por conta de uma ausência de Dom Pedro, assinou o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. Ela usou seus atributos de chefe interina do governo para fazer uma reunião com o Conselho de Estado, ocasião em que o documento foi assinado. Após a assinatura do decreto, ela enviou uma carta a D. Pedro para que ele proclamasse a Independência do Brasil. O papel chegou a ele no dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro proclamou o Brasil livre de Portugal, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

1945 – Era assinado o ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Neste dia, Japão assinava os documentos de rendição da Segunda Guerra Mundial a bordo de um navio de guerra norte-americano, na Baía de Tóquio. Era o fim da Segunda Guerra Mundial, que havia começado seis anos antes. Antes da assinatura do documento, os japoneses haviam anunciado a rendição no dia 15 de agosto. Anteriormente, no dia 11 de julho, os líderes aliados haviam se reunido em Potsdam, na Alemanha. Lá foi exigida a rendição incondicional de todas as forças japonesas. Como o Japão continuou a ignorar os termos de Potsdam, os EUA lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto. Dominado e destruído, não restou outra alternativa aos japoneses a não ser a rendição.

1962 - Pelé marcava o gol 500 da carreira aos 21 anos. O tento histórico foi anotado no empate por 3 a 3 entre Santos e São Paulo, no qual o Rei do Futebol anotou duas vezes, em jogo foi válido pelo Campeonato Paulista. Seu segundo gol na partida foi o de número 500.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da Kombi (É comemorado em alusão ao dia que a primeira kombi brasileira foi produzida)

Dia do Florista

Dia do Repórter Cinematográfico e Fotográfico

Aniversariantes:

Victor Fasano – 62 anos - Victoriano Augusto Duarte Fasano é um ator, cineasta, escritor, poeta, diretor teatral e dramaturgo brasileiro de teatro e televisão. Estreou na televisão na telenovela Barriga de Aluguel, na Rede Globo, no papel do protagonista Zeca. O ator já fez seis tramas da novelista Glória Perez, tendo sido cinco novelas - Barriga de Aluguel, De Corpo e Alma, O Clone, América e Caminho das Índias - e uma minissérie - Amazônia, de Galvez a Chico Mendes.

Oscar Magrini – 58 anos - Oscar Magrini é um ator brasileiro. Em 1993, atuou como Victor em "Mulheres de Areia". No ano seguinte, Gutiérrez entrou em cena na trama "Quatro por Quatro". Em 1996, fez sua primeira participação na novela teen "Malhação" e no mesmo ano foi Ralf em "O Rei Do Gado". Ao longo de sua carreira na televisão, iniciada em 1992, na novela "Deus nos Acuda", ele já passou por diversas emissoras, como a Record e o SBT, mas sua carga maior de trabalhos é na rede Globo. Atualmente está no Multishow na sitcom “Os Roni”.

Alexandre Pato – 30 anos - Alexandre Rodrigues da Silva, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente está sem clube. Nascido no interior do Paraná, na cidade que originou o pseudônimo Pato, que é em referência à sua cidade natal, Alexandre Pato foi revelado pelo Internacional, onde jogou seis anos nas categorias de base e disputou vinte e sete partidas como profissional. No dia 2 de agosto de 2007, um mês antes de completar dezoito anos, foi contratado pelo Milan, numa das maiores transações já realizadas no futebol brasileiro. Em janeiro de 2013 acertou com o Corinthians e quebrou novo recorde, ao ser o jogador de maior preço adquirido por um clube brasileiro até hoje, na transferência de € 15 milhões (em torno de R$ 41 milhões na cotação de janeiro de 2013). Pato está desde 2019 com Rebeca Abravanel, uma das filhas de Sílvio Santos.

Zedd – 29 anos - Anton Zaslavski, é um produtor russo-alemão de electronic dance music e DJ. Começou suas produções no gênero electro house, mas esteve se ramificando, tendo influências de progressive house e dubstep. Ganhou o Grammy Award de "Melhor Gravação Dance" em 2014 por "Clarity".

Deixar um comentário