31/08/2020 19h27 - Atualizado em 01/09/2020 07h17

01 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
01 de setembro na história

1886 – Nascia a pintora modernista Tarsila do Amaral. Uma das figuras centrais do começo do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas. Nascida em uma família rica de fazendeiros, ela estudou em um colégio de freiras em São Paulo e depois completou seus estudos em Barcelona. Tarsila morreu vítima de depressão em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

1902 – Era lançado “Viagem à Lua”, considerado primeiro filme de ficção científica. A produção francesa foi inspirada em dois romances populares de sua época: "Da Terra à Lua", de Julio Verne, e "Os Primeiros Homens na Lua", de H. G. Wells. O filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. O filme foi sucesso de público em sua época e foi, provavelmente, além de ser o primeiro filme de ficção científica, o pioneiro sobre seres alienígenas. Uma de suas famosas cenas é a imagem de um foguete no olho do rosto na Lua.

1939 - Alemanha invade a Polônia e tem início a Segunda Guerra Mundial. O principal objetivo de Hitler com este ato era reconquistar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão. O ataque começou às 4h45 da madrugada, quando os canhões abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na cidade hoje chamada de Gdansk. Era o começo do maior conflito armado de todos os tempos, com a participação de todas as superpotências mundiais e que só se encerraria em 1945. A Guerra, que contou com holocausto e bombas atômicas, terminou com a vitória dos Aliados sobre os países do Eixo e aproximadamente 17 milhões de civis mortos. Seu resultado foi determinante para várias mudanças na geopolítica mundial.

1969 - A Rede Globo estreava o Jornal Nacional, sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Exibido em horário noturno, a partir das 20h30, de segunda-feira a sábado, é o telejornal mais assistido e reconhecido do país. O JN foi o primeiro programa gerado no Rio de Janeiro em rede nacional, através da Embratel. Na época, o telejornal era o único programa da recém-criada TV Globo, exibido via satélite, entre 19h45 até 20h15. Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional até 1996. Hilton Gomes ficou na apresentação até 1971, quando foi substituído por Sérgio Chapelin. Hoje é apresentado, por William Bonner e Renata Vasconcellos.

1985 - São encontrados, pela primeira vez, restos do Titanic, por uma expedição americana francesa liderada pelo Dr. Robert Ballard. Os destroços do Titanic estão submersos a 3.800 metros de profundidade, a 153 quilômetros ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, uma das duas regiões que compõem a província canadense da Terra Nova e Labrador. Dr. Ballard retornou ao Titanic em 2004, para averiguar os danos que o navio sofreu desde que seus destroços foram encontrados. Por conta das inúmeras expedições e visitas ao local, o sítio arqueológico foi danificado e, em 2010, foi descoberta uma bactéria que poderia estar acelerando o processo de deterioração da estrutura do navio.

1994 - Anime Os Cavaleiros do Zodíaco estreiava no Brasil. Neste dia o anime ia ao ar pela primeira vez na televisão brasileira pela extinta TV Manchete, fazendo a alegria de muitos trintões dos dias de hoje, que passaram a infância assistindo aos episódios da produção japonesa dos anos 80. O desenho japonês foi um sucesso de audiência no Brasil, surpreendendo os próprios executivos da Rede Manchete com os excelentes números no Ibope. A Rede Manchete exibiu Cavaleiros do Zodiáco entre 1994 e 1997. A série mais tarde foi reprisada pelo Cartoon Network (após 2003) e pela Band (a partir de 2004). Conhecido no ocidente como Cavaleiros do Zodíaco, o mangá original era chamado Saint Seiya.

 

Que dia é hoje?

Dia do Professor de Educação Física

Dia do caixeiro-viajante - é uma profissão antiga, de uma pessoa que vende produtos fora de onde eles são produzidos. Antigamente, quando não havia facilidade do transporte entre cidades, os caixeiros-viajantes eram a única forma de transportar produtos entre diferentes regiões fora das grandes cidades.

Dia do bailarino

Aniversariantes

Abel Braga – 67 anos (Rio de Janeiro – 1952) Abel Carlos da Silva Braga, é um ex-jogador de futebol e atual treinador de futebol brasileiro, que atuou como zagueiro. Em 2006, Abel chegou a Porto Alegre para assumir o comando do Internacional pela quarta vez. Esta passagem tornou-se a mais vitoriosa dele e do clube, com a conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Heraldo Pereira – 58 anos (Ribeirão Preto - 1961) Heraldo Pereira de Carvalho é um jornalista brasileiro e apresentador do Jornal das Dez e apresentador eventual do Jornal Nacional. Heraldo Pereira começou na Globo em 1985, onde foi repórter, apresentador e comentarista político em Brasília. Em 2002 passou a integrar a equipe de apresentadores do Jornal Nacional. Em dezembro de 2017, tornou-se âncora do Jornal das Dez, da GloboNews.

Deixar um comentário