30/08/2020 20h05 - Atualizado em 31/08/2020 08h10

31 de agosto na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
31 de agosto na história

1763 – Transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. O Rio se manteve como capital até 1960, quando a sede do governo foi transferida para Brasília. O Rio foi a única cidade no mundo a sediar um império europeu fora da Europa.

1957 - Maurício Sirotsky Sobrinho fundava o Grupo RBS. O empresário assumiu, nesta data, a direção da Rádio Gaúcha. Em 1962 o Grupo colocou no ar a TV Gaúcha, hoje RBS TV e em 1970 assumiu o controle do jornal Zero Hora. O grupo possui como suas subsidiárias 12 emissoras de TV aberta afiliadas à Rede Globo (RBS TV), 16 emissoras de rádio e 3 jornais.

1997 - A princesa Diana e seu namorado, morriam em um grave acidente de carro em Paris, na França. O motorista perdeu o controle da direção quando tentava fugir de fotógrafos paparazzi que os perseguiam. A morte da ex-princesa comoveu milhões de pessoas no Reino Unido e ao redor do mundo. Por conta do seu carisma, ela recebeu diversas homenagens e entrou para a história não apenas por ter sido princesa de Gales, mas também por conta de suas ações sociais ao redor do planeta.

2006 - Um dos quadros mais famosos do mundo era recuperado pela polícia norueguesa neste dia. A versão que estava exposta no Munch Museum da obra "O Grito", de Edvard Munch, foi encontrada pela polícia após dois anos desparecida. Seu roubo acontece no dia 22 de agosto de 2004, quando os ladrões também levaram "Madonna", outro quadro do artista. A ação do grupo que realizou o crime foi armada. Assim que o "O Grito" foi recuperado, teve início um processo de reparação de danos causados à pintura pelos ladrões. Alguns estragos, como pequenas manchas produzidas pela umidade, são considerados um problema sem solução para alguns especialistas.

2016 - Após tramitação de seu processo de impedimento, Dilma Rousseff é definitivamente afastada da presidência do Brasil. Vice-Presidente Michel Temer assume, definitivamente, a presidência do Brasil. O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado no dia 25 de agosto. Entre os motivos do impeachment de Dilma, estavam a edição de três decretos de crédito suplementares sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal e as operações que ficaram conhecidas como pedaladas fiscais, ou seja, atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra.

Que dia é hoje?

Dia do Celíaco. (Celíaco) é uma doença autoimune crónica do intestino delgado causada por uma reação ao glúten em pessoas com predisposição genética.

Dia do Nutricionista

Dia do samba-rock.

Aniversariantes

Regiane Alves – 41 anos - Regiane Kelly Lima Alves é uma atriz brasileira. Ficou conhecida por interpretar as personagens Clara de Laços de Família e Dóris de Mulheres Apaixonadas. Nascida em Santo André, no ABC paulista, em 31 de agosto de 1978. Desde pequena sonhava com a carreira artística, mas a dedicação ao teatro aconteceu quando a atriz fazia faculdade de comunicação. Nessa época, passou a frequentar um curso de teatro em São Caetano do Sul. Em 1996, cursou a Oficina de Atores da Rede Globo e foi reprovada em um teste para "Malhação". Sem desistir da carreira, Regiane foi aprovada para o teste da sua primeira telenovela, "Fascinação", do SBT. Já na TV Globo, fez a primeira minissérie em 2000, "A Muralha" e depois um papel de destaque na carreira, a Clara, de "Laços de Família".

Richard Gere –(70 anos) - Richard Tiffany Gere é um ator americano é um premiado ator americano. Richard Gere é filho de um fazendeiro metodista que se tornou vendedor de seguros, cresceu ao lado dos quatro irmãos numa fazenda próxima a Syracuse (Estado de Nova Iorque). Ganhou uma bolsa como ginasta para estudar filosofia na Universidade de Massachusetts e apresentou-se em bandas de rock. Gere fez um comercial com a atriz brasileira Carolina Ferraz em 2008. Ferraz foi aos Estados Unidos para gravar o filme. O comercial foi para um produto da empresa Niely cosméticos, embalado pela canção que é tema do filme mais conhecido da carreira de Gere, Uma Linda Mulher. É a primeira vez que Gere faz um comercial para uma empresa de cosméticos do Brasil.

Fernanda Nobre – (36 anos) Fernanda Nobre Trancoso, mais conhecida como Fernanda Nobre, é uma atriz brasileira que fez a sua estreia na TV com 8 anos na novela "Despedida de Solteiro", na Rede Globo, em 1992. O seu papel de maior destaque na TV foi na novela "Malhação", na pele da viã Bia, durante os anos de 2000 e 2003. Em 2004, Fernanda foi contratada pela RecordTV e lá atuou como a personagem Helena em "A Escrava Isaura", exibida em 2004. Na emissora, também teve papéis de destaque como Janice, na novela "Prova de Amor, no ano de 2005, e também a hippie Tatiana em "Cidadão Brasileiro", de 2006.

Deixar um comentário