13/08/2020 01h07 - Atualizado em 13/08/2020 06h52

13 de agosto na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
13 de agosto na história

1923 – Era inaugurado o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O luxuoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana é conhecido por hospedar celebridades e pela realização de badalados eventos sociais. Eleito diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul pela World Travel Award, O objetivo inicial do hotel era atender uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país. Para a obra foram concedidos incentivos fiscais e uma licença para o funcionamento de um cassino.

1926 – Nascia o líder cubano Fidel Castro. Ele foi um líder revolucionário cubano e comunista. Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008), primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e ditador do país desde 1959, Fidel esteve no poder durante 49 anos. Fidel Castro teve seus discursos e ideologias registrados em inúmeros artigos, entrevistas, livros e filmes. Ele morreu no dia 25 de novembro de 2016, em Havana, com 90 anos.

1961 – Começava a construção do muro de Berlim. Ele foi erguido pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Esta barreira física circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. O muro tinha 66,5 quilômetros de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Oficialmente, 80 pessoas morreram na tentativa de atravessar este muro. O muro de Berlim só foi derrubado no dia 9 de novembro de 1989 após uma série de movimentos revolucionários no leste europeu.

2014 – Morria o economista e político brasileiro Eduardo Campos. Foi governador de Pernambuco por dois mandatos, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e candidato à Presidência da República nas eleições presidenciais de 2014. Campos era graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aprovado no vestibular desta instituição com 16 anos, concluiu a faculdade aos 20, sendo também orador da turma. Sua morte ocorreu quando o jato em que viajava do Rio de Janeiro a Guarujá caiu em um bairro residencial de Santos.

Que dia é hoje?

Dia internacional do canhoto (A data é uma forma de chamar a atenção do mundo que está pensado para os que usam a mão direita – os destros).

Aniversariantes:

Sebastian Stan – 38 anos - Ele alcançou grande fama em 2011 e recebeu elogios da crítica por suas atuações como Bucky Barnes/Soldado Invernal nos filmes do Capitão América e Vingadores: Guerra Infinita, sendo este último seu maior sucesso comercial até agora. Desde 2016, ele é um dos atores de maior bilheteria de todos os tempos na América do Norte, com seus filmes fazendo mais de 1,8 bilhão de dólares.

- 30 anos - É uma cantora e compositora dinamarquesa que assinou contrato com a Sony Music. A palavra mø, além de ser as iniciais do seu nome, significa "donzela" ou "virgem" em dinamarquês. MØ apareceu com Major Lazer em parceria com DJ Snake na música "Lean On", que atingiu um ponto alto em gráficos internacionais, incluindo o número um na Austrália, o número dois no Reino Unido e o número quatro nos Estados Unidos.

Murilo Couto – 31 anos - Murilo Martins do Couto é um humorista, ator, repórter e brasileiro. Na tv, começou em 2009 e logo entrou para o elenco da Malhação. Em 2011, integrou o elenco do talk-show Agora É Tarde ao lado de Danilo Gentili na Band até 2013, quando foi contratado junto com parte da equipe do Agora é Tarde, pelo SBT para fazer parte do talk-show The Noite, também comandado por Danilo Gentili. Murilo Couto, além de televisão, trabalha com stand-up, e tornou-se um youtuber.

Marcello Novaes – 57 anos - Marcello Tolentino Novaes é um ator brasileiro. ficou conhecido quando interpretou o mecânico Raí na novela "Quatro por Quatro", em 1994. A trama de Carlos Lombardi também trouxe louros para o ator na vida pessoal. O galã acabou namorando a atriz Letícia Spiller, com quem fazia par romântico na história. Foi com ela que Marcello ficou casado por cinco anos e teve um filho, Pedro. Em 2012, Marcello sentiu novamente o gostinho do sucesso com o vilão Max em "Avenida Brasil". Junto com Carminha (Adriana Esteves ) armou e trapaceou contra a família do jogador de futebol Tufão(Murilo Benício ).

Deixar um comentário