06/08/2020 23h37 - Atualizado em 07/08/2020 07h08

07 de agosto na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
07 de agosto na história

1879 - Registrado no Rio Grande do Sul a maior nevasca que se tem notícia até hoje. A neve chegou a dois metros de altura na cidade de Vacaria, deixando vacas soterradas nos Campos de Cima da Serra. Na sequência de um super evento de La Niña entre 1916 e 1917, o clima seguia muito mais frio do que o normal, e 1918 começou ainda com as águas do Pacífico frias.

1944 - Pablo Picasso terminava um quadro que viria a custar 6.840.000 dólares americanos. O tomateiro foi leiloado na cidade de Nova Iorque. O quadro, que constituiu parte do acervo de John Hay Whitney, retrata, evidentemente, um tomateiro, representado de forma cubista. Além de pintor, o espanhol foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo, picasso passou a maior parte da sua vida na França.

1991 - Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web. O primeiro site foi da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, na região em Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

1998 - Embaixadas dos EUA na África são atacadas; Osama bin Laden era o suspeito. Às 10h30, na hora local, um caminhão-bomba explodiu do lado de fora da embaixada dos EUA, em Nairobi, no Quênia. Minutos depois, outro caminhão foi detonado perto da embaixada norte-americana em Dar es Salaam, a capital da Tanzânia, um país vizinho. O duplo ataque terrorista matou 224 pessoas, incluindo 12 norte-americanos e feriu mais de 4500 pessoas. Os EUA acusaram o exilado saudita Osama bin Laden de ser o autor dos atentados. Os atentados prosseguiram de ambos os lados até os de 11 de setembro contra os EUA e a caçada que acabou com a morte de Osama em maio de 2011.

2006 - A Lei Maria da Penha era sancionada no Brasil. O dispositivo legal tem como objetivo aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. A lei é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher. Depois de sancionada, a lei 11340 entrou em vigor em 22 de setembro de 2006. No dia seguinte o primeiro agressor foi preso no Rio de Janeiro por tentar estrangular a ex-mulher. A lei foi batizada em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. Em 1983, o marido tentou assassiná-la duas vezes. Uma das agressões a deixou paraplégica. Sua luta pela condenação do agressor foi uma das inspirações para a criação da lei.

Aniversariantes:

Christian Chávez – 37 anos - José Christian Chávez Garza é um cantor, compositor, ator, apresentador e dançarino mexicano, conhecido internacionalmente por ter integrado o extinto grupo musical RBD. Após o fim do grupo, o cantor lançou seu primeiro álbum Almas Transparentes (2010), que gerou três singles. Seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Esencial (2012) foi gravado em São Paulo, no Brasil. Atualmente está gravando um novo ep exclusivo para o mercado brasileiro com participações dos cantores Nego do Borel, Lexa, Li Martins e Gustavo Mioto.

Raul Gazolla – 65 anos - Raul Oliveira Gazolla é um ator brasileiro. Estreou em novelas na segunda versão de Selva de Pedra (86), interpretando Oswaldo. Em seguida, faz Fera Radical (88), como Marcelo. No dia 28 de dezembro sua esposa Daniella Perez, com quem era casado desde 1990, foi assassinada a punhaladas pelo seu colega de trabalho Guilherme de Pádua e pela esposa dele, Paula Thomaz. Daniella fazia o papel de Yasmin e Guilherme fazia Bira na novela De Corpo e Alma escrita pela mãe da atriz Glória Perez. Ambos foram condenados a 19 anos de prisão, mas só cumpriram 7 anos de cadeia e ambos foram soltos em 1999 por bom comportamento. Esta tragédia o abalou profundamente, o fazendo se isolar por um tempo do trabalho e da convivência social, onde decidiu buscar ajuda psicológica. Até hoje é amigo de sua ex-sogra Glória Perez. Seu último trabalho foi interpretar Alan na novela A Força do Querer.

Vera Holtz – 65 anos – Vera Lúcia Fraletti Holtz é uma atriz e diretora de teatro brasileira que tem uma vasta carreira nas telas e nos palcos, a atriz mostra sua versatilidade ao interpretar personagens amadas e odiadas. Sua carreira na Rede Globo começou em 1988 em “Bebê a Bordo”, mas ela coleciona muitas personagens marcantes, desde “A Muralha”, passando por “Fera Ferida” até o sucesso “Avenida Brasil” onde ela viveu o papel da catadora de lixos Mãe Lucinda. Em 2013, interpreta mais um papel de destaque, na novela Saramandaia como a obesa Dona Redonda, considerada histórica na teledramaturgia brasileira. Atualmente ela é Carlota na novela da Globo “Nos tempos do Imperador” que está para estrear no canal.

Caetano Veloso – 78 anos - Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que já ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação e considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960, Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e canções em trilhas sonoras de filme.

Deixar um comentário