04/08/2020 17h41 - Atualizado em 05/08/2020 08h10

05 de agosto na história

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
05 de agosto na história

1827 - Nascia, em Alagoas, Manuel Deodoro da Fonseca, militar e político, proclamador da República no dia 15 de novembro de 1889 e primeiro presidente do Brasil. Seu governo foi marcado por grande instabilidade política e econômica. A crise teve seu auge com o fechamento do Congresso Nacional, que resultou na sua renúncia no dia 23 de novembro de 1891. Seu sucessor foi Floriano Peixoto.

1872 - Nascia, em São Luiz do Paraitinga (SP), Osvaldo Gonçalves Cruz, cientista, médico, epidemiologista e sanitarista. Ele foi o pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.

1930 – Nascia em Ohio, Estados Unidos, um dos mais célebres astronautas do mundo, Neil Armostrong. Comandante do Apollo 11, no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong fez história junto a seu colega Buzz Aldrin, ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. A transmissão ao vivo para 100 milhões de pessoas registrou um dos feitos mais importantes da história atual. Ao pisar na superfície lunar, ele disse a famosa frase: "Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade". Ele morreu no dia 25 de agosto de 2012, aos 82 anos, após uma cirurgia no coração.

1955 - Morria aos 46 anos, em sua casa em Los Angeles, a cantora Carmen Miranda. Ela foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Nascida no dia 9 de fevereiro de 1909, em Portugal, ela tinha pouco menos de um ano quando veio com a família para o Rio de Janeiro. Ela começou a carreira artística aos 20 anos. Entre 1940 e 1953 atuou em 14 filmes em Hollywood e esteve nos mais importantes programas de rádio, TV e teatros dos EUA, sendo a mulher mais bem paga na época.

1962 – Morria também em Los Angeles, nos EUA, Norma Jean Mortensen, conhecida mundialmente pelo nome artístico de Marilyn Monroe, modelo, atriz e um ícone da cultura moderna. A notícia da sua prematura morte, aos 36 anos, deixou em estado de choque seus milhares de fãs pelo mundo. Marilyn Monroe foi encontrada sem vida em sua casa, em circunstâncias que geram controvérsias até hoje. A versão que prevaleceu foi a de que a diva teria sido vítima de uma superdosagem de sedativos.

1962 - É detido na África do Sul Nelson Mandela, que permaneceria sob prisão até 1990. Ele foi condenado por sair da África do Sul sem passaporte, uma das acusações contra ele. Enquanto Mandela estava preso, no ano seguinte, a polícia invadiu seu antigo esconderijo e apreendeu papéis e anotações comprometedoras de Mandela. Mandela nesse tempo, ficou completamente isolado do mundo, sem acesso a notícias ou visitas frequentes. Apenas no dia 11 de fevereiro de 1990 Mandela foi finalmente solto. Quatro anos depois, ele foi eleito presidente da África do Sul.

2016 – Acontecia a abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu a partir das 20:00. Como estipulado pela Carta Olímpica, o processo combinou a abertura cerimonial formal deste evento desportivo internacional com um espetáculo artístico para mostrar a cultura do país anfitrião. Cerca de 78.000 espectadores testemunharam a cerimônia de abertura ao vivo do Estádio do Maracanã.

2019 - Morria Toni Morrison, a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura. Ela foi a primeira mulher negra a ser premiada com um Prêmio Nobel de Literatura, em 1993. A causa da morte até hoje não foi revelada. Em seus escritos, Morrison abordou a cultura negra nos EUA, desde as raízes na escravidão até sua presença vital na vida contemporânea. Morrison ainda escreveu peças de teatro, ensaios e literatura infantil. Em 2012, recebeu do presidente Barack Obama a prestigiosa Medalha Presidencial da Liberdade. Seu último romance, "Deus Ajude Essa Criança", foi publicado em 2015.

Que dia é hoje?

- Dia Nacional da Saúde (Em homenagem a Oswaldo Cruz)

Aniversariantes

Natália Timberg – 91 anos - É uma atriz brasileira. Estreou na TV em 1956, no Grande Teatro Tupi, onde permaneceu por sete anos. Em novelas, conquistou o país como a irmã Maria Helena, da primeira versão de "O Direito de Nascer", de 1964, na Tupi. Foi o seu primeiro grande papel na emissora. Também interpretou vilãs marcantes. No cinema, estrelou filmes como "Viagem Aos Seios de Duília". Também participou de novelas na TV Cultura e na TV Manchete, como em "Pantanal", um grande sucesso na época. Seu último trabalho foi em “A Dona do Pedaço”.

João Barone – 57 anos - João Alberto Barone Reis e Silva é um baterista brasileiro, membro do grupo Os Paralamas do Sucesso. Considerado um dos melhores bateristas do Brasil, costumava ser chamado por Herbert Viana como "as baquetas mais velozes da América Latina"'. João Barone não é um músico freelancer, mas foi convidado para gravar com artistas e grupos como Ultraje a Rigor, Marina Lima, Lenine, Rita Lee e Zizi Possi, entre outros.

Travie McCoy – 38 anos - Travis Lazarus McCoy é o principal vocalista da banda de hip hop alternativo Gym Class Heroes. Ele namorou a cantora Katty Perry entre os anos de 2008 e 2009.

Deixar um comentário