30/06/2020 00h45 - Atualizado em 30/06/2020 07h59

30 de junho na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
30 de junho na história

1928 - Morria Landell de Moura, pioneiro na transmissão da voz humana em um aparelho sem fio. O padre gaúcho é considerado o pai do rádio tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio, senão o primeiro de todos, o que ainda é motivo de polêmicas. No Brasil ele usualmente é considerado o pioneiro em nível mundial.

1936 – Era publicado o livro "E o Vento Levou" um dos grandes sucessos de venda mundial. A popularidade da obra no mundo aconteceu também por conta de sua adaptação ao cinema, fato que consagrou o livro como um ícone da cultura popular norte-americana. Margaret Mitchell baseou sua história no conhecimento que possuía sobre a Guerra da Secessão e também em momentos dramáticos de sua vida. Toda a obra foi escrita em uma velha máquina de escrever.

1937 - Primeira linha telefônica de emergência do mundo começava a funcionar. Para ser atendido, bastava ligar para o número 999. Inicialmente, o serviço estava disponível para moradores de um raio de 19 quilômetros da região de Oxford Circus, na Inglaterra. O sistema foi introduzido após um incêndio em uma casa que resultou na morte de cinco mulheres. Um vizinho tentou telefonar para os bombeiros, mas ele ficou na lista de espera da central telefônica. Depois disso, ele escreveu uma carta indignada ao jornal The Times. A repercussão fez com que o governo abrisse um inquérito sobre o caso. Dois anos depois, o sistema foi implementado. Quando alguém ligava para o serviço, uma campainha tocava e uma luz vermelha piscava em uma central para atrair a atenção do operador.

1953 - Morria Charles Miller, responsável por introduzir a prática do futebol no Brasil. Miller estudou esportes na Inglaterra e quando voltou ao Brasil em 1894 trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. No dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de futebol do Brasil, disputada de forma organizada, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo e da Companhia Ferroviária de São Paulo que era o time de Charles Miller e venceu por 4 a 2.

1980 - O papa João Paulo ll visitava o Brasil pela primeira vez. Ele esteve em 13 cidades, incluindo Porto Alegre. Durante sua visita, bancos e repartições públicas fecharam e esquemas rodoviários foram alterados. Em uma época em que imperava o regime militar, João Paulo II defendia a justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual.

1988 - Morria Abelardo Barbosa, o "Chacrinha". O apresentador de TV, conhecido como Velho Guerreiro, foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Criou os bordões: "Eu vim para confundir, não para explicar." e "Quem não se comunica se trumbica." Trabalhou na TV Tupi, TV Rio, Bandeirantes e, por fim, na TV Globo, onde comandou o programa "Cassino do Chacrinha".

2002 - Morria, aos 92 anos, o médium e líder espírita Chico Xavier. Chico Xavier alegava ter psicografado mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo. O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país.

2002 - O Brasil tornava-se pentacampeão do mundo ao vencer a Alemanha por 2 a 0. O atacante Ronaldo fez a diferença na partida, justamente ele que, antes da Copa, teve sua condição física contestada por conta de uma grave lesão no joelho. Porém, com uma atuação primorosa, ele marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre os alemães e, além de se consagrar campeão, também se tornou o artilheiro do campeonato com oito gols marcados.

2014 – Era realizada a última partida da Copa do Mundo em Porto Alegre. A Alemanha venceu a Argélia por 2x1 na prorrogação. O confronto era válido pelas oitavas de final. Além deste jogo, o Estádio Beira-Rio recebeu outras quatro partidas no mundial: França x Honduras, Austrália x Holanda, Argélia x Coréia do Sul e Argentina x Nigéria.

Que dia é hoje?

- Dia do Caminhoneiro

- Dia do Biotecnologista

- Dia do Social Media

Aniversariantes

Marina Ruy Barbosa – 25 anos - Marina Souza Ruy Barbosa é uma jovem atriz brasileira. Ela estreou nas telas ainda criança como Marie em Sabor da Paixão, em 2002 na Globo. Ela foi Eliza na última novela das 19h, Totalmente Demais (que inclusive está reprisando nas noites da Globo). Ela namora o piloto automobilístico Alexandre Negrão.

Mike Tyson – 53 anos - Michael Gerald Tyson é um ex-pugilista (boxeador) norte-americano. É considerado por muitos como um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos. Em agosto de 2003, após vários anos de dificuldades financeiras, Tyson entrou com um pedido de falência, apesar de que, no decorrer da carreira, ter acumulado mais de US$ 300 milhões em caches e prêmios. Chegou a declarar que tinha pelo menos US$ 23 milhões em dívidas. Além de todos os problemas econômicos, ele foi nomeado pela revista Ring Magazine como número 16, logo após Sonny Liston, dentre os 100 melhores boxeadores de todos os tempos.

Dira Paes – 51 anos - Ecleidira Maria Fonseca Paes, mais conhecida como Dira Paes é uma atriz brasileira. Conhecida nacionalmente por interpretar a cômica Solineuza em A Diarista, e a piriguete Norminha em Caminho das Índias.

Chay Suede – 28 anos - Roobertchay Domingues da Rocha Filho é um ator, cantor e compositor brasileiro. Sua primeira aparição na TV foi na quinta temporada do programa Ídolos (2010), da Rede Record, no qual ficou em quarto lugar. Por sua popularidade entre os jovens, foi escalado para ser um dos protagonistas da versão brasileira da telenovela Rebelde (2011). Atualmente está no ar na telenovela “Amor de Mãe”.

Deixar um comentário