12/06/2020 15h01 - Atualizado em 12/06/2020 15h17

Gaiteiro e compositor Porca Véia, morre aos 68 anos de idade

Artista não resistiu a duas paradas cardíacas nesta sexta-feira (12)
Por: Gil Martins - Foto: Reprodução
Gaiteiro e compositor Porca Véia, morre aos 68 anos de idade

Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (12), a morte do gaiteiro, compositor e intérprete da música gaúcha, Élio da Rosa Xavier “Porca Véia”. O músico estava internado em um hospital de Novo Hamburgo, quando acabou sofrendo duas paradas cardíacas.

A internação ocorreu devido aos problemas renais que o artista enfrentava. Nos últimos meses, ele realizava três sessões por semana de hemodiálise.

Porca Véia criou e dirige o grupo musical Cordiona, um grupo de baile fandangueiro. Recebeu vários títulos, como cidadão Honorário, comendador da Brigada Militar, Amigo da Brigada e Destaque Musical. Teve cerca de 20 CDs gravados e três DVD´S. Ganhou duas vezes o Disco de Ouro.

Devido os seus problemas de saúde, finalizou sua carreira em 28 de dezembro de 2013, no pavilhão da Festa da Uva, em um grande show com a presença de quase 5 mil pessoas. Um dos maiores sucessos de sua carreira, foi a música “Lembranças”, que depois foi regravada por diversos intérpretes.

Nesta tarde, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), divulgou nota lamentando a morte do artista: “A todos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de sua diretoria, entidades filiadas e associados, manifesta sua total solidariedade.”

Deixar um comentário