21/05/2020 00h28 - Atualizado em 21/05/2020 07h55

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 21 de maio na história.
Hoje na História

1878 – Era fundada a cidade de Torres no Rio Grande do Sul, a cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que se sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos que abriga leões marinhos em certas épocas do ano. A cidade está a uma distância de 208 km de Porto Alegre e tem como vizinha a cidade de Passo de Torres que já faz parte do estado de Santa Catarina.

1904 – Era fundada a FIFA. A Federação Internacional de Futebol Associado, é a organização não-governamental internacional que dirige as associações de futsal, futebol de areia e futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo. Filiada ao Comitê Olímpico Internacional, a FIFA tem sua sede em Zurique, na Suíça. Ao todo, possui 209 organizações esportivas privadas associadas representando o esporte em países ou territórios.

1972 - Pietá, de Michelangelo, era vandalizada no Vaticano. A escultura é uma das mais famosas obras de arte do mundo. A obra retrata a Virgem Maria de luto após a morte do seu filho Jesus. O ataque foi feito por um geólogo húngaro com distúrbios mentais, ele deu 15 golpes na estátua com uma marreta, danificando o nariz, uma das pálpebras e arrancado o cotovelo de um braço. Alguns dos espetadores presentes aproveitaram a ocasião para levar os pedaços da estátua, o que depois tornou mais complicado o processo de reparação da obra. Atualmente, a Pietá está protegida por vidros à prova de bala.

1992 - Último episódio original de MacGyver - Profissão Perigo ia ao ar. O herói MacGyver era capaz de produzir com simples objetos para salvar a própria pele. As aventuras do mestre do improviso foram ao ar, originalmente, de 29 de setembro de 1985 até 21 de maio de 1992 pela rede ABC, dos Estados Unidos, e foram transmitidas para vários países, entre eles o Brasil. O herói costumava usar objetos normais do dia a dia, como tênis, óculos, ovos e até chocolate, além do seu inseparável canivete suíço, para escapar de missões perigosas.

Que dia é hoje?

Dia da língua nacional

Dia do profissional de letras

Dia mundial para o desenvolvimento e diversidade cultural estabelecido pela ONU

Aniversariantes:

Frejat - 58 anos - Roberto Frejat é um cantor, compositor, produtor e guitarrista brasileiro notório por ser um dos fundadores da banda Barão Vermelho e também o principal parceiro de Cazuza em composições. Em 30 anos de carreira e treze álbuns lançados, são músicas de grande sucesso: "Pro Dia Nascer Feliz" e "Maior Abandonado" entre outras. Ao longo dos anos, a banda sempre se manteve ativa, atraindo novos fãs além daqueles que os acompanhavam desde o início. A liderança carismática de Frejat e apoio mútuo dos integrantes manteve o Barão coeso ao longo dos anos. Até que em 2017 ele deixa definitivamente o grupo para seguir carreira solo.

Fernanda Cândido – 46 anos - Maria Fernanda Cândido é uma atriz, apresentadora e ex-modelo brasileira. Iniciou sua vida profissional como modelo, depois de ser descoberta por uma produtora de moda, sua vizinha. Posou para editoriais de moda, capas de revistas e campanhas de grifes famosas em Paris, ela é mãe de dois filhos e desenvolve projetos de integração de deficientes físicos e mentais. Na TV atuou como “Capitu” em 2008 e recentemente em “A Força do Querer” com o papel de Joyce.

Paloma Duarte - 43 anos – Paloma Marcos Sanches Silva é uma atriz brasileira. Paloma iniciou sua carreira no SBT, logo após foi para a Globo fazendo personagens adolescentes e ficando conhecida pelo público jovem aos dezoito anos, fez um ensaio fotográfico nua para a revista Playboy, sendo uma das mais jovens a aparecer na publicação. Em 1998 interpretou sua primeira personagem adulta na minissérie Hilda Furacão, a cômica e inocente Leonor. Paloma interpretou também Zilu Camargo em 2 filhos de Francisco e ela tem uma filha com o também ator Bruno Ferrari.

Giovanna Lancellotti – 27 anos - Giovanna Lancellotti Roxo é uma atriz brasileira. Estreou na televisão em 2011 na novela Insensato Coração, quando ficou conhecida ao interpretar a mocinha Cecília, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Revelação no Melhores do Ano de 2011 e Atriz Revelação no Prêmio Arte Qualidade Brasil.

Deixar um comentário