20/05/2020 00h37 - Atualizado em 20/05/2020 08h00

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 20 de maio na história.
Hoje na História

1873 - Levi Strauss patenteava sua nova invenção: o Jeans. Em 1872, Jacob Davis, um alfaiate lituano que comprava regularmente peças de Levi comunicou-lhe o problema que suas calças apresentavam: os bolsos descosturavam facilmente com o duro trabalho da mina. Ambos encontraram uma possível solução: reforçar os cantos dos bolsos com rebites (fita). Assim, oficialmente, nasceu a primeira calça com rebite de cobre da Levi s, dando início à produção da peça mais fabricada de todos os tempos: o jeans.

1983 - Cientistas anunciavam que o vírus da AIDS era isolado. Neste dia, a equipe do cientista francês Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, na França, publicou na revista Nature um artigo que detalhava sua pesquisa que conseguiu isolar o vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O trabalho apontava um retrovírus, que eles batizaram de "vírus associado à linfadenopatia", como a causa da doença. A AIDS enfraquece o sistema imunológico, tornando seu portador mais propenso a ter outros tipos de doenças, como infecções oportunistas e câncer. O HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de preservativo, transfusões de sangue contaminado, agulhas hipodérmicas e de mãe para filho, durante a gravidez, o parto ou amamentação. Apesar de ainda não existir uma cura ou uma vacina, o tratamento antirretroviral pode retardar o desenvolvimento da doença e elevar a expectativa de vida do portador do vírus.

2007 - O consagrado seriado animado “Os Simpsons” exibia o seu episódio de número 400 no canal norte-americano Fox. Dois anos antes, a série já havia se tornado a comédia com maior tempo de exibição na TV. Ao longo dos anos, o desenho Os Simpsons acumulou nada menos que 23 prêmios Emmy e foi nomeado pela revista Time, em 1999, o melhor seriado de todos os tempos.

2007 - Romário de Souza Faria (O Baixinho) fazia o seu milésimo gol na carreira. O gol aconteceu em um jogo do Vasco, sob comando do técnico Celso Roth, contra o Sport, em São Januário. Romário atuava como atacante é o terceiro maior artilheiro do futebol mundial. Atualmente, Romário é Senador da República, e considerado um dos mais atuantes do País.

2019 - Morria aos 70 anos Niki Lauda, lendário tricampeão mundial de Fórmula-1. Andreas Nikolaus Lauda foi um automobilista e piloto austríaco. Era proprietário da companhia aérea Niki e diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1 ligada à fábrica Mercedes Benz. Participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre 1971 e 1979 e de 1982 a 1985, disputando 177 Grandes Prêmios, obtendo 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas, totalizando 419,5 pontos. Sagrou-se tricampeão mundial em 1975, 1977 e 1984, e é o único piloto até hoje a ser campeão tanto pela Ferrari quanto pela McLaren. O automobilista não resistiu a uma falência renal.

Que dia é hoje?

Dia do Pedagogo

Aniversariantes:

Cher – 74 anos - Cherilyn Sarkisian é uma cantora e atriz americana com uma carreira que já dura cinco décadas. Reconhecida por ter ajudado a difundir os conceitos de autonomia feminina e autorreinvenção na indústria do entretenimento, ela é famosa pela voz grave e por ter trabalhado em várias áreas da mídia. Nos anos 90, ela estreou como diretora de cinema em O Preço de uma Escolha e lançou o maior sucesso musical de sua carreira, "Believe". Tudo isso a rendeu o apelido de Deusa do Pop.

Lucélia Santos – 63 anos - Maria Lucélia dos Santos é uma atriz e cineasta brasileira. Ficou internacionalmente famosa pela sua atuação na telenovela Escrava Isaura, que foi exibida com sucesso em 79 países. Um de seus fãs mais ardorosos era Fidel Castro. Na coleção de vídeos do líder cubano, ocupava lugar de destaque uma fita VHS do filme Luz del Fuego do qual ela participa.

Padre Marcelo Rossi – 53 anos - Marcelo Mendonça Rossi é um sacerdote católico brasileiro. É também um cantor e escritor de grande sucesso de público. Conhecido por sua atuação mediática na divulgação da fé católica, padre Marcelo Rossi tornou-se nacionalmente conhecido em 1998 por adotar danças e coreografias típicas do movimento Renovação Carismática Católica (RCC) e pela publicidade dos trabalhos (CDs, DVDs, cinema e televisão).

Cauã Reymond – 40 anos - Cauã Reymond Marques é um ator e modelo brasileiro conhecido por atuações em telenovelas brasileiras, como o personagem Halley, de "A Favorita", e Jorginho, de "Avenida Brasil". Cauã foi casado com a atriz Grazi Massafera, com quem tem uma filha, Sofia nascida em maio de 2012.O ator é faixa preta em jiu-jitsu, pratica surfe e ioga. Atualmente, antes da pandemia, estava gravando a nova novelas 21h da Globo, chamada “Um Lugar ao Sol”.

Deixar um comentário