19/05/2020 01h11 - Atualizado em 19/05/2020 08h01

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 19 de maio na história.
Hoje na História

1909 - Nasce Sir Nicholas Winton, o “Schindler britânico”, que salvou 669 crianças de campos de concentração. Ele salvou 669 crianças, em sua maioria judias, dos campos de concentração nazistas na antiga Checoslováquia, em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial. Seus feitos heroicos só vieram a público na década de 1980, quando sua esposa, Greta, encontrou uma pasta no sótão de sua casa com uma lista de crianças salvas e cartas aos pais delas. Durante nove meses, ele ajudou a evacuar 669 crianças, por trem, de Praga para Londres. Hoje, acredita-se que existam mais de 5 mil das chamadas "crianças de Winton", que seriam descendentes das crianças salvas por ele durante a Segunda Guerra. Ele morreu aos 106 anos, em 2015.

1925 - Nascia em Omaha, em Nebrasca, nos EUA, Malcolm X, líder revolucionário dos EUA. Al Hajj Malik Al-Habazz era um líder revolucionário que defendia a igualdade dos negros, filho de um pastor protestante e casado com uma mulher mulata. Malcolm havia terminado um discurso na sala Audubon, em Manhattan, quando deu início um tumulto. Um homem gritou: "Tire as mãos do meu bolso". Os guarda-costas de Malcolm foram ver o que estava acontecendo e, enquanto isso, um outro homem disparou contra o peito de Malcolm. Neste momento, morria o líder revolucionário de apenas 39 anos.

1951 - Nascia Joey Ramone, líder da banda Ramones. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho como vocalista e compositor dos Ramones, banda em que permaneceu do início ao fim (1974 a 1996), assim como Johnny Ramone. Joey morreu no dia 15 de abril de 2001, vítima de um linfoma, em um hospital em Nova York. Ele teria convivido ao longo de anos com a doença.

Que dia é hoje?

Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino

Dia Mundial do Físico

Dia Nacional da Defensoria Pública e dos Acadêmicos de Direito

Aniversariantes:

Diego Forlan – (41 anos) - Diego Forlán Corazo é um futebolista uruguaio que atua como atacante. Atualmente joga pelo Mumbai City. Na Copa do Mundo de Futebol de 2010, Forlán foi eleito o melhor jogador do torneio, e teve seu gol (um chutaço que deu na decisão de terceiro lugar perdida para a Alemanha) eleito o mais bonito do torneio, em votação no site da FIFA. No dia 6 de julho de 2012, o jogador acertou com o Internacional por 3 anos. Pelo clube disputou 55 partidas e marcou 22 gols.Ele atualmente comanda o Peñarol.

Phil Rudd – (66 anos) - também conhecido como Adami, é um baterista australiano, membro da banda AC/DC. Entrou em 1975 na banda e ficou nesta até 1983, quando houve um desentendimento com Malcolm Young e após esse episódio, ele saiu do AC/DC. Outro motivo associado à sua saída foram os vícios de drogas e bebidas.

Datena – 63 anos - José Luiz Datena é um jornalista, político, locutor esportivo e apresentador de televisão brasileiro. Seu primeiro trabalho foi ainda aos 14 anos, em uma rádio de Ribeirão Preto, como repórter e locutor do Plantão Esportivo. Em 2011, Datena chegou a assinar um contrato de cinco anos para apresentar o novo “Cidade Alerta”, no mesmo ano encerrou o contrato voltando pra Band, onde se mantém até hoje apresentando o “Cidade Alerta”. Também é conhecido pelos bordões que cria, como os clássicos: "Me dá imagens" e "Me ajuda aí, ô!".

Jayme Monjardim – 64 anos - Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de televisão e cinema. Ele descende de duas tradicionais e abastadas (ricas) famílias brasileiras: Matarazzo, pelo lado paterno, e Monjardim, pelo lado materno. Jayme possui um currículo de sucesso como diretor de novelas e no cinema. Possui passagens pela TV Bandeirantes, pela extinta Rede Manchete e atualmente trabalha da rede Globo. Entre seus trabalhos, destacam-se novelas como Pantanal (1990), Chiquinha Gonzaga (1999), A Casa das Sete Mulheres (2003), Maysa - Quando Fala o Coração (2009). No cinema, ele fez a sua estreia como diretor à frente de Olga (2004) e O Tempo e o Vento.

Deixar um comentário