18/05/2020 15h09 - Atualizado em 18/05/2020 15h12

Despedida ao Dr. Selênio: saiba quem foi e a última entrevista do agrônomo

Selênio Simões de Oliveira atuou por muitos anos na chefia do Nate do Irga de Camaquã
Por: Alex Soares/Conexão Rural - Foto: Alex Soares
Despedida ao Dr. Selênio: saiba quem foi e a última entrevista do agrônomo

Faleceu nesta segunda-feira o engenheiro agrônomo aposentado Selênio Simões de Oliveira. Ele estava doente há alguns anos e tinha 93 anos. Servidor do Irga, atuou por muitos anos na chefia do Nate do Irga de Camaquã.

Acompanhe em link abaixo do texto a entrevista em áudio feita com o agrônomo e com pessoas que o homenagearam em 9 de outubro de 2014, em sua casa. O corpo do Dr. Selênio, como era carinhosamente chamado, será sepultado às 16h, em Camaquã. Ele deixa a esposa Eny, três filhas e netos.

Em vida, o engenheiro recebeu muitas homenagens. Um dos últimos reconhecimentos públicos foi feito pelo Irga, durante a 49ª Expofeira de Camaquã, em 2015.

Já lutando contra a doença, não pode compareceu à solenidade. Na ocasião, foi representado pelo produtor rural Almiro Bridi, seu leal amigo de anos.

Emocionado, o fundador e ex-presidente da AUD lembrou e saudou os ensinamentos repassados pelo agrônomo a ele e outros tantos produtores de arroz da região.  

Selênio foi um dos pioneiros na implantação do sistema de rotação de culturas em áreas irrigadas. Estudioso, focado e persistente, sempre apostou na soja como forte opção agronômica e econômica da Metade Sul. Anos depois da sua valiosa contribuição, as paisagens dos campos da região possuem um forte protagonismo da soja.

Pouco antes dessa homenagem no Sindicato Rural de Camaquã, a prefeitura de Camaquã, a Associação dos Arrozeiros e o Núcleo de Pesquisas Históricas locais e a AUD foram à casa de Selênio e lhe homenagearam com uma placa. O áudio abaixo foi gravado nesta ocasião, no inverno de 2015.

Ouça a entrevista de Selênio Simões de Oliveira ao Conexão Rural, em julho de 2015:

Deixar um comentário