14/05/2020 01h21 - Atualizado em 14/05/2020 07h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 14 de maio na história.
Hoje na História

1897 - Guglielmo Marconi fazia a primeira transmissão de rádio da história. Quando começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como hertzianas devido a Rudolf Hertz ter descoberto as ondas eletromagnéticas de rádio. A inovação de Marconi foi conseguir produzir e detectar essas ondas em longas distâncias. Demonstrou seu sistema na Inglaterra e fundou sua própria empresa, e, em 1901, transmitiu sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã-Bretanha e o Canadá, provando que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se pensava.

1952 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizava sua primeira exibição oficial. Conhecidos por fumaceiros, pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade, é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

1998 – Morria aos 82 anos o cantor Frank Sinatra, considerada uma das maiores vozes do mundo ele eternizou clássicos na música, no cinema, foi milionário, teve belas mulheres e uma vida extravagante, Frankie como era conhecido pelos amigos tinha produtoras de filmes companhia de aviação, gravadoras, construtora, negócios imobiliários, hotéis em Nevada e outros investimentos nas mais variadas áreas. Entre seus sucessos ele também cantou com Tom Jobim a música Girl from Ipanema, eternizando um estiloso dueto.

2005 - Estourava a crise política brasileira conhecida como escândalo do mensalão. De acordo com a revista Veja, o PT havia prometido o pagamento de R$150 mil a cada deputado federal do PTB em troca de apoio no Executivo. O não cumprimento da promessa teria provocado o rompimento entre os dois partidos, que levou a várias denúncias de corrupção, que envolvia vários membros do PT, da base aliada (PTB, PP, PL e PMDB), publicitários, doleiros e empresários.

2019 - Morria Grumpy Cat, a gata que ficou famosa após virar meme. A gata conhecida pela expressão mal-humorada, morreu aos sete anos. Ela estava sendo tratada de uma infecção do trato urinário, mas não resistiu. A gata, cujo verdadeiro nome era Tardar Sauce, vivia no Arizona, nos Estados Unidos. Segundo sua dona, a expressão de Grumpy Cat era causada por nanismo. Depois que sua gata virou estrela da internet, a dona largou o emprego de garçonete e passou a "empresariar" Grumpy Cat. Com a fama, o animalzinho passou a viajar pelo mundo participando de eventos, programas de televisão e campanhas publicitárias. As redes sociais da felina tinham milhares de seguidores.

Que dia é hoje?

Dia Continental do Seguro – A data foi criada para marcar a importância social dessa atividade e o seu papel na proteção de pessoas, famílias e patrimônios.

Dia das Vocações

Aniversariantes:

Mariana Godoy (51 anos) – É uma jornalista brasileira. Ela que já trabalhou na extinta Rádio Cidade de SP, na TV Gazeta, na Globo no Jornal Hoje, no Jornal Nacional apresentando a previsão do tempo, o SPTV, o Jornal das Dez na Globo News e atualmente apresenta o Mariana Godoy Entrevista e o RedeTV! News, ambos pelo canal de TV aberta RedeTV! Ela também é apresentadora do jornal Nova Manhã da rádio NovaBrasil FM de São Paulo.

Sérgio Guizé (40 anos) – Sergio Tadeu Corrêia Guizé é um ator, cantor e compositor brasileiro. Ele ganhou em 2013 seu primeiro papel de destaque na televisão ao interpretar João Gibão no remake de Saramandaia. Em 2014 foi alçado ao posto de protagonista da novela Alto Astral, interpretando o atrapalhado sensitivo Caíque. Na sequência também protagonizou Êta Mundo Bom!, como o órfão caipira Candinho, e O Outro Lado do Paraíso, interpretando o perturbado Gael.

Anahí (37 anos) – Anahí Giovanna Puente Portilla de Velasco é uma cantora, atriz, compositora e empresária mexicana. Ficou internacionalmente conhecida por interpretar em 2004, Mia Colucci na novela juvenil Rebelde. Considerada um sex symbol, a cantora foi eleita a mulher mais sexy da América Latina em 2009 pela revista Maxim, no mesmo ano, foi eleita a décima mulher mais sexy do planeta pela revista VIP. Foi a primeira-dama do estado mexicano de Chiapas entre 25 de abril de 2015 a 7 de dezembro de 2018 por haver se casado com o então governador, Manuel Velasco.

Miranda Cosgrove (27 anos) – Miranda Taylor Cosgrove é uma atriz, cantora, compositora, dubladora e filantropa norte-americana. Ela que ficou conhecida por interpretar Megan, a irmã de Drake e Josh na série da Nickelodeon. Na música gerou o single “Leave It All to Me”, tema do seriado Icarly onde ela foi protagonista no papel de Carly Shay, ganhando destaque internacional.

Martin Garrix (24 anos) - Martijn Gerard Garritsen é um produtor, DJ e remixer neerlandês. Ele é especialmente conhecido pela canção "Animals", que atingiu o topo de listas musicais em mais de dez países e conta com mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Em 2013 com apenas 17 anos Martin estreou na lista dos Top 100 DJs e ficou na posição 40. Em 2016 conquistou a 1° colocação no ranking e foi o DJ mais jovem a conseguir o feito, com apenas 20 anos de idade. Conquistou a posição de 1° novamente em 2017.

George Lucas (76 anos) - George Walton Lucas Jr. é um produtor cinematográfico, filantropista, roteirista e diretor de cinema norte-americano. É mundialmente famoso como criador das franquias Star Wars e Indiana Jones, Lucas está entre as pessoas mais ricas e influentes do mundo, com fortuna estimada em 5 bilhões de dólares.

Mark Zuckerberg (36 anos) – Mark Elliot Zuckerberg é um programador e empresário norte-americano. Internacionalmente conhecido por ser um dos fundadores do Facebook, a rede social mais acessada do mundo. Ele “só” é dono do Instagram, Facebook e WhatsApp. Em 2016 seu patrimônio líquido foi estimado em mais de 51 bilhões de dólares. Desde 2010, a revista Time nomeou Zuckerberg entre as 100 pessoas mais ricas e influentes do mundo.

Deixar um comentário