13/05/2020 15h12 - Atualizado em 13/05/2020 15h12

Prevalência de coronavírus segue baixa no Rio Grande do Sul

Estado divulgou o resultado da terceira fase da pesquisa contra o Covid-19
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Divulgação / UFPel
Prevalência de coronavírus segue baixa no Rio Grande do Sul

O governo divulgou na tarde desta quarta-feira (13) os resultados da terceira fase da pesquisa que analisa a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul. O projeto é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem apoio de 12 instituições públicas e privadas, coletando 4,5 mil testes rápidos em nove cidades gaúchas.

Conforme os dados apresentados, a prevalência da Covid-19 permanece baixa no Estado, ou seja uma infecção a cada 454 testes: “Boa demonstração de controle da população”, diz Eduardo Leite. A pesquisa apontou o resultado de 10 casos confirmados em municípios gaúchos.

Para cada um milhão de habitantes no Estado, dos 248 casos notificados, 2220 são infectados reais, ou seja, a cada caso confirmado, ocorre nove não notificados. Ainda durante o pronunciamento, foram apontados os principais sintomas destes pacientes, sendo eles, febre, dor de garganta, tosse, dificuldade de respirar, alterações de olfato e paladar e ainda diarreia. Porém estes sintomas impedem pacientes procurem pelos serviços de saúde, aumento os casos subnotificados.

A partir desta quarta-feira (14) a metodologia da pesquisa ocorrerá em 133 mil cidades brasileiras aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira na íntegra:

Deixar um comentário