12/05/2020 18h02 - Atualizado em 13/05/2020 08h08

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 13 de maio na história.
Hoje na História

1888 – Um dia após a Câmara Federal do Brasil aprovar a Lei Áurea, ela era sancionada, abolindo a escravidão no Brasil. Assinada pela princesa Isabel, ela sancionou o decreto na sua terceira e última regência, quando o Imperador D. Pedro II estava fora do Brasil. A palavra Áurea vem do latim Aurum e significa "feito de ouro", brilhante, nobre ou "de muito valor". O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.

1889 – Era fundado o bairro do Méier na cidade do Rio de Janeiro. Méier é um bairro localizado na Zona Norte do município. O bairro é o histórico centro da "Área dos Engenhos", que hoje é conhecido como Grande Méier. Em função disso possui um vasto comércio e variedade de serviços e transportes, ainda que não seja um dos maiores bairros do município. No bairro se localiza um dos primeiros shopping centers do Brasil, o Shopping do Méier, inaugurado em 1963. O aniversário da estação ferroviária do bairro é utilizado como data de fundação do bairro.

1926 - Era inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis capital do estado de Santa Catarina. Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Ela é a maior ponte pênsil do Brasil. As duas torres principais têm 74,21 m de altura.

1967 - Entrava no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes. Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Ademar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad. É a quarta maior rede de televisão do país em audiência e faturamento. Seu sinal é distribuído para todo o Brasil por meio das suas emissoras próprias ou afiliadas, televisão por assinatura e no exterior pela Band Internacional.

Que dia é hoje?

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

Dia do Automóvel (Instituído em 1934, de acordo com decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Há algumas versões sobre a origem deste dia. Uma delas indica que a data seria em homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, inventor do primeiro carro para venda do mundo).

Aniversariantes:

Stevie Wonder – 69 anos - Stevland Hardaway Morris é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Ele tem sete filhos. Devido ao nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o descolamento das retinas, tornando-o assim, um deficiente visual.

Otaviano Costa – 47 anos – Otaviano José da Costa é um apresentador, ator, repórter, radialista, locutor e jornalista brasileiro. Ele é casado com a também atriz Flávia Alessandra desde 2006. Apresentou o Vídeo Show de 2013 até 2018. Em 2017, tornou-se apresentador do novo programa No Ar Com Otaviano Costa da Rádio Globo. Em 2019 estreou o Tá Brincando seu próprio programa nos sábados da Rede Globo, mas após a baixa audiência da primeira temporada Otaviano e a Rede Globo encerraram seus vínculos. Otaviano Costa permaneceu dez anos na emissora.

Cleber Gaúcho (Clebinho) – 46 anos – Camaquense, Cléber Nlson de Andrade Raphaelli é um ex jogador de futebol brasileiro. Atuou pelos clubes Brasil de Pelotas, XV de Piracicaba-SP, Matonense-SP, Paulista de Jundiaí-SP, União Barbarense-SP , Caxias-RS, 15 de Campo Bom-RS, Santo André-SP, Criciúma-SC , Goiás-GO, entre outros. Atualmente Cléber Gaúcho faz parte da comissão técnica do Brasil de Pelotas, clube que o lançou ao futebol.

Robert Pattinson – 34 anos- Robert Douglas Thomas Pattinson é um ator, modelo e músico britânico, mais conhecido por interpretar o bruxo Cedric Diggory no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo e o vampiro Edward Cullen nas cinco adaptações cinematográficas da Saga Crepúsculo, papel que o tornou mundialmente famoso. Em 2010, Pattinson foi incluído na lista da revista Time como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo" e no mesmo ano foi classificado pela Forbes como uma das celebridades mais poderosas do mundo.

Deixar um comentário