05/05/2020 00h30 - Atualizado em 05/05/2020 08h35

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 05 de maio na história
Hoje na História

1494 - Cristóvão Colombo descobria a Jamaica. Os primeiros povoadores da ilha foram os índios arawak, procedentes da África do Sul, que chegaram à ilha entre os anos 1000 e 400 a.C. Estes povoadores foram extintos após o contato com os europeus. A Jamaica foi reivindicada como posse espanhola depois de que Cristóvão Colombo chegou à ilha neste dia. Em seus primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica se converteu no maior exportador de açúcar do mundo, produzindo 77.000 toneladas por ano entre 1820 e 1824.

1818 - Nascia Karl Marx, filósofo e teórico político alemão. Considerado um dos arquitetos da sociologia moderna, Karl Marx nascia neste dia em Tréveris, na Alemanha. Sem dúvida, ele foi um dos grandes pensadores e teóricos do nosso tempo, influenciando áreas do conhecimento como filosofia, história, economia, geografia, entre tantas. A obra de Marx sobre economia lançou as bases para a compreensão atual do trabalho e de sua relação com o capital. Suas teorias, conhecidas como marxismo, defendem que as sociedades humanas evoluem por meio da luta de classes: um conflito entre a burguesa, que controla a produção, e um proletariado, que fornece a mão de obra para a produção.

1946 – Nascia a cantora e compositora brasileira de samba Beth Carvalho. Elizabeth Santos Leal de Carvalho é uma cantora e compositora brasileira de samba. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz, e Bezerra da Silva.

1961 – Alan Shepard se transformava no primeiro astronauta dos EUA a ir ao espaço. O norte-americano Alan Bartlett Shepard entrou para a história ao ser lançado ao espaço, a bordo da cápsula Freedom 7, a uma altitude de 185 quilômetros em um vôo suborbital de 15 minutos. Dois anos depois, ele precisou permanecer em terra por causa de um sério problema no ouvido. Ele também liderou a missão para a Lua a bordo da Apollo 14, na qual atingiu um recorde de 33,5 horas na superfície do satélite da Terra. Depois de suas viagens espaciais, ele deixou o seu trabalho na Marinha em 1974. O astronauta morreu em Monterey, na Califórnia, no dia 21 de julho de 1998.

1994 – Morria Mario Quintana, poeta, escritor, tradutor e jornalista. Mário de Miranda Quintana, gaúcho, nascido em Alegrete, era considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida.

2002 - Homem-Aranha se tornava o primeiro filme a alcançar U$ 100 milhões no fim de semana de estreia. Dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, a aguardada adaptação do Homem-Aranha para o cinema foi lançada no dia 5 de maio de 2002, uma sexta-feira, e rapidamente se tornou o filme mais rápido a faturar mais de US$ 100 milhões nas bilheterias, angariando impressionantes US$ 114,8 milhões até o domingo, 5 de maio.

2011 – O Supremo Tribunal Federal do Brasil reconhecia, por unanimidade, a possibilidade de união estável entre indivíduos do mesmo sexo. Assim, regras aplicadas para relações estáveis entre homens e mulheres passaram a valer também para relacionamentos homoafetivos. Todos os ministros que votaram acompanharam o relator, Ayres Britto. Com o reconhecimento da união estável, os casais do mesmo sexo passaram a ter direito, por exemplo, a benefícios previdenciários, herança, pensão alimentícia e adoção. A decisão da Suprema Corte do Brasil se baseou nos princípios de liberdade, igualdade e a promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, previstos na Constituição.

Que dia é hoje?

- Dia Nacional das Comunicações (Data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil);

- No Japão é comemorado hoje o "Dia das Crianças";

- E na China é comemorada a "Festa do Dragão".

Aniversariantes

Chitãozinho – 66 anos - José de Lima Sobrinho é o nome de batismo de Chitãozinho. É integrante da dupla com Xororó. O primeiro disco oficial foi "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja.

Adele – 32 anos - Adele Laurie Blue Adkins é uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica. Começou a cantar aos 4 anos e iniciou sua carreira no cenário artístico em 2006 ao assinar um contrato com a XL Recordings. Adele foi descoberta pela gravadora através de demos musicais postadas em seu perfil no MySpace. Alcançou o auge da carreira ao lançar o álbum 21, com o qual bateu vários recordes e dominou as paradas de sucesso dos EUA e Reino Unido, com o single "Rolling In The Deep". Já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.

Deixar um comentário