28/04/2020 18h02 - Atualizado em 29/04/2020 08h08

Hoje na História

Acompanhe os principais fatos que marcaram o dia 29 de abril na história.
Hoje na História

1938 - Getúlio Vargas criava o Conselho Nacional do Petróleo. Foi um órgão governamental responsável por regulamentar a indústria do Petróleo e de Gás Natural no território brasileiro. Este órgão foi visto como a primeira iniciativa objetiva do governo que para cuidar desse bem natural do país. Com a criação da Petrobrás, em 1953, parte das funções do conselho passou a ser incorporada por esse novo estatuto. Até que, em 1960, o conselho acabou e foi incorporado pelo Ministério de Minas e Energia, órgão responsável pelas políticas nacionais da indústria de petróleos e derivados.

1991 – Morria, em Renascença (Paraná), o cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha. Luiz Gonzaga do Nascimento Junior foi vítima, aos 45 anos, de um acidente de carro, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná. Nascido no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1945, seu pai era o compositor pernambucano Luís Gonzaga e sua mãe Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.

2011 – A Abadia de Westminster, em Londres, era palco do casamento entre o Príncipe William e Kate Middleton. Evento que bateu de recorde de audiência, atraindo a atenção de 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Por conta do casamento, houve feriado nacional no Reino Unido e também a mobilização de cinco mil agentes policiais pela cidade de Londres.

2015 - Mais de 200 pessoas ficavam feridas na "Batalha do Centro Cívico" em Curitiba. Neste dia um confronto entre manifestantes e a Polícia Militar em Curitiba terminou com mais de 200 feridos (a maioria deles eram professores). O protesto, que reuniu uma multidão em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, foi motivado pela sessão de votação de um projeto de lei que alterava a previdência estadual. O conflito ficou conhecido como "Batalha do Centro Cívico".

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Dança

Dia do Nhoque da Fortuna ou da sorte (Conta a lenda que São Pantaleão, em um certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mesmo assim, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato).

Aniversariantes:

Sophie Charlotte – 31 anos - Sophie Charlotte Wolf Silva Oliveira é uma atriz e bailarina alemã de ascendência brasileira. É filha de um cabelereiro brasileiro com uma bióloga alemã, e nasceu no país europeu. Ela veio para o Brasil aos sete anos. Em 2010 ela namorou Malvino Salvador, e atualmente é casada com o ator Daniel de Oliveira (fez Cazuza no cinema). Atuou em Malhação, Ti Ti Ti, Caras & Bocas, Babilônia, entre outras.

Monique Alfradique – 34 anos - Monique de Araújo Alfradique é uma atriz brasileira. Sua carreira como Paquita, do programa da Xuxa, na Globo, entre 1999 e 2002. Atuou em “Agora é que são elas”, Malhação, Beleza Pura, A regra do Jogo (como Tina), e “Deus Salve o Rei”. Atualmente ela apresenta o reality show “Mestre do Sabor” na Globo.

Michelle Pfeiffer - 61 anos - Michelle Marie Pfeiffer é uma atriz, cantora e modelo americana. Ela iniciou em 1978 na TV. Ela já foi mulher gato no cinema, atuou em “As crônicas de Nárnia”, Sonhos de uma noite de verão, Homem Formiga e a Vespa, Vingadores: Ultimato, entre outros.

Olavo de Carvalho – 73 anos - Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é um ensaísta e pensador brasileiro, tendo atuado no passado como jornalista e astrólogo, sendo considerado também um influenciador digital e ideólogo. Autodidata, estudou filosofia por conta própria, sendo um dos principais representantes do conservadorismo no Brasil.

Deixar um comentário