26/04/2020 23h59 - Atualizado em 27/04/2020 06h55

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 27 de abril na história.
Hoje na História

Ano 0000 - O universo era criado, segundo Kepler. Segundo o astrônomo alemão Johannes Kepler, o universo era criado nesse dia no ano 4977 a.C. No século XX, com a teoria do Big Bang, demonstrou-se que os cálculos do cientista estavam errados em aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Apesar dessa teoria equivocada, Kepler é considerado um dos fundadores da ciência moderna: entre suas contribuições, estão as Três Leis do Movimento Planetário e numerosos estudos sobre o comportamento da luz e das lentes.

1986 — A cidade de Pripyat e seus arredores eram evacuados, devido ao desastre de Chernobil. A cidade que era vizinha da usina na Ucrânia Soviética, não foi evacuada imediatamente. A população local, na noite do acidente (que aconteceu na noite do dia 25 para 26 de abril) continuava com suas vidas normalmente, completamente alheios ao que estava ocorrendo. Contudo, nas horas posteriores a explosão, algumas pessoas começaram a ficar doentes. Foi reportado que muita gente em Pripyat passou a sofrer de fortes dores de cabeça e a sentir gosto metálico na boca, junto com graves tosses e vômitos. A mensagem de evacuação alertava aos moradores para pegar somente objetos pessoais, já que poderiam voltar ao local em breve, o que não aconteceu até hoje, tornando Pripyat a cidade-fantasma mais conhecida no mundo.

1994 - Aconteciam as primeiras eleições multirraciais da África do Sul. Neste dia, mais de 22 milhões de sul-africanos votaram nas primeiras eleições parlamentares multirraciais do país. Uma esmagadora maioria escolheu o líder anti-apartheid Nelson Mandela para liderar um novo governo de coalizão que incluía o seu Partido do Congresso Nacional Africano. Em maio, Mandela tomou posse, tornando-se o primeiro chefe de estado negro da África do Sul.

2005 – O maior avião de passageiros do mundo, Airbus A380 fazia seu voo inaugural. Trata-se de uma aeronave de dois andares, com um longo corpo e com quatro motores, inclusive, os aeroportos precisam de instalações adaptadas para recebê-lo. Seu serviço comercial aconteceu em outubro de 2007 com a Singapore Airlines. O avião é capaz de acomodar 525 pessoas em uma configuração com três classes e até 853 pessoas no caso de uma única classe econômica. O A380-800 tem uma autonomia de 15.700 km, o que é suficiente para voar, sem escalas, de Dallas, nos EUA, a Sydney, na Austrália. Cada um destes aviões custa em média US$ 458 milhões. A companhia Emirates conta com a maior frota do A380, com pelo menos 140 aeronaves.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Design Gráfico

Dia do empregado doméstico

Dia do Sacerdote

Aniversariantes:

Dinho Ouro Preto – 56 anos - Fernando de Ouro Preto é um músico e compositor brasileiro. É vocalista da banda brasileira Capital Inicial, além de irmão do músico brasileiro Ico Ouro Preto e meio irmão do também músico Dado Villa-Lobos. Dinho já teve H1N1, dengue e recentemente, no dia 25 de março de 2020, declarou estar diagnosticado com COVID-19. Em seu post no Instagram, o cantor falou sobre os sintomas e fez uma comparação com essas outras doenças que teve.

Miguel Rômulo – 28 anos - Miguel Rômulo Peixoto Vita é um ator brasileiro. É mais conhecido pelos papéis Shiva em A Favorita e Felipe em Caras & Bocas. Em 2010 apresentou o programa: “TV Globinho”. Seu último trabalho na TV foi na telenovela “Verão 90” da Globo, onde viveu Leonardo Farias.

Deixar um comentário