23/04/2020 23h32 - Atualizado em 24/04/2020 08h20

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 24 de abril na história.
Hoje na História

1800 – Era fundada a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Situada em Washington DC, é uma das maiores bibliotecas do mundo. Conta com mais de 134 milhões de volumes em mais de 460 línguas entre os que destaca uma pequena tábua de pedra do ano 2040 a.C.. Na prática, é a Biblioteca Nacional dos Estados Unidos. Conserva uma coleção universal de 95 milhões de mapas, manuscritos, fotografias, filmes, gravações de áudio, gravuras e desenhos.

1967 - Morria o primeiro homem em uma missão espacial. O piloto de testes, engenheiro aeroespacial e cosmonauta Vladimir Komarov morria neste dia por conta de problemas no retorno à Terra. O pára-quedas não funcionou na reentrada na atmosfera, e a cápsula dele se chocou contra o solo. Komarov era o único tripulante da nave Soyuz 1 e se tornou o primeiro soviético a ir ao espaço duas vezes e o primeiro homem a morrer numa missão espacial. Logo após a tragédia, surgiram rumores de que esta missão estaria repleta de problemas desde o começo. Especula-se que a Soyuz 1 foi lançada mesmo assim por conta de pressões políticas.

1990 - Telescópio espacial Hubble é colocado em órbita. Neste dia, a equipe do ônibus espacial americano Discovery colocou o telescópio Hubble, um observatório sideral de longo prazo, em órbita ao redor da Terra. O telescópio espacial, concebido nos anos 40, projetado nos 70 e construído nos 80, foi criado para proporcionar aos astrônomos uma visão única do sistema solar, da galáxia e do Universo. Livre de interferências atmosféricas, o Hubble tem uma resolução dez vezes maior que os observatórios terrestres. Aproximadamente do tamanho de um ônibus, o telescópio é movido pela energia solar. Dentre suas várias conquistas astronômicas, o Hubble foi usado para registrar a colisão de um cometa contra Júpiter, oferecer uma visão da superfície de Plutão, de galáxias distantes, de nuvens de gás e de buracos negros.

Aniversariantes:

José Sarney – 89 anos - José Sarney de Araújo Costa é um advogado, político e escritor brasileiro, que serviu como o 20.º vice-presidente do Brasil durante 1985 e como o 31.º Presidente do Brasil de 1985 a 1990. Nascido em Pinheiro, no Maranhão, Sarney formou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953, mesmo ano onde ingressou na Academia Maranhense de Letras. No ano seguinte, Sarney concorreu ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, mesmo não conseguindo ser eleito, assumiu como suplente em 1955, dando início a sua carreira política.

Barbra Streisand – 78 anos - Barbara Joan Streisand é uma cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana, de origem judaica, vencedora de 2 Oscars, tendo sido indicada para mais três estatuetas. Ela divide com Cher o diferencial de ter sido premiada com o Oscar de Melhor Atriz e também o de ter um single número um no Hot 100 da Billboard. Ela ganhou dois Oscar, quinze Grammy,] seis Prêmios Emmy, um prémio Tony especial, um American Film Institute, seis People's Choice entre outros.

Kelly Clarkson – 38 anos - Kelly Brianne Clarkson é uma cantora e compositora, ocasionalmente atriz, norte-americana. Atingiu a fama em 2002, após vencer a primeira temporada do reality show American Idol. Seu single de estreia, "A Moment Like This", alcançou a primeira posição da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e na época quebrou o recorde de maior salto para o topo do gráfico musical, além de ter sido o mais vendido do ano nos EUA. No ano seguinte, ela tornou-se a vice-campeã do World Idol. Ao longo da carreira, foi nomeada em dez categorias ao Grammy Awards, vencendo três delas.

Ludmilla – 24 anos - Ludmila Oliveira da Silva é uma cantora, compositora, multi-instrumentista e empresária brasileira. Ela começou a cantar aos oito anos de idade nos pagodes da família, e a partir daí passou a postar vídeos no YouTube, quando sua canção "Fala Mal de Mim" foi um sucesso de acessos na rede social em 2012, até então adotando o nome artístico de MC Beyoncé, em uma homenagem à cantora estadunidense de mesmo nome. No entanto, um desentendimento com seu empresário a fez parar de utilizar tal nome, adotando seu nome de registro como também artístico. Em 2013, assinou contrato com a gravadora Warner para lançar seu álbum de estréia, Hoje que foi lançado em agosto do ano seguinte com vários sucessos.

Deixar um comentário