21/04/2020 22h11 - Atualizado em 22/04/2020 08h12

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 22 de abril na história.
Hoje na História

1500 — O navegador português, Pedro Álvares Cabral, tornava-se oficialmente o primeiro europeu a desembarcar na costa do atual Brasil. Era a segunda viagem organizada pela coroa portuguesa com destino à cidade de Calicute, na Índia. Esta cidade indiana era um local de intenso comércio e a primeira expedição portuguesa que lá chegou, comandada por Vasco da Gama, em 1498, deu muito lucro para os portugueses. Eles afirmavam que os indígenas que viviam aqui eram puros e bons, admirando-se da nudez deles e de como não ficavam envergonhados com ela.

1945 - Hitler admitia derrota na Segunda Guerra Mundial. Adolf Hitler, informado por um de seus generais de que as forças alemãs não ofereceram resistência ao ataque russo em Ebesrwalde, ele admitia a todos em seu bunker que a guerra foi perdida e que o suicídio era a única saída. Na ocasião, Hitler já estava refugiado em seu bunker desde janeiro daquele ano. Ele e sua companheira, Eva Braun, teriam cometido suicídio no local no dia 29 de abril de 1945.

1977 – Era utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Fibra óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico. Têm diâmetro de alguns micrómetros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra ótica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

2016 — A Organização das Nações Unidas assinava o Acordo de Paris para ajudar a combater o aquecimento global. O acordo é um tratado que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Que dia é hoje?

Dia Mundial de Oração Pelas Vocações

Dia da Terra

Dia do descobrimento do Brasil

Dia da aviação de caça da Força Aérea Brasileira

Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Aniversariantes:

Rodrigo Hilbert – 40 anos - Rodrigo Hilbert Alberton é um ator, apresentador e ex-modelo brasileiro. Pai dos gêmeos Francisco e João, frutos do seu casamento com Fernanda Lima, anunciou recentemente que seria pai novamente de um filho da apresentadora. Nascido no interior de Santa Catarina, ele pensou em ser ferreiro na oficina do avô e estudar informática e agronomia antes de migrar para o meio artístico. Fez quase dez novelas da TV Globo, onde começou em 2002. Atualmente está à frente de “Tempero de família” no GNT.

Jack Nicholson – 83 anos - John Joseph "Jack" Nicholson é um ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista americano, considerado, por muitos um dos maiores atores da história. Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas. Nicholson é conhecido por interpretar diversos vilões, entre eles, O Coringa em Batman.

Belo – 46 anos - Marcelo Pires Vieira é um cantor e compositor brasileiro. Belo lançou 16 CDs, 4 DVDs e já vendeu mais de 10 milhões de cópias. O cantor é filho de pai pedreiro e mãe costureira, aos 12 anos começou a se interessar pela música quando o pai o presenteou com um cavaquinho, instrumento que estudou durante sete anos.

Sérgio Mamberti – 80 anos - Sérgio Duarte Mamberti é um ator, diretor, produtor, autor e político brasileiro. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, é dramaturgo há mais de 50 anos. É irmão do falecido ator Cláudio Mamberti. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Sérgio Mamberti ocupou durante o Governo Lula diversos cargos dentro do Ministério da Cultura do Brasil.

Kaká – 38 anos - Ricardo Izecson dos Santos Leite é um ex jogador de futebol brasileiro que jogava como meia. No ano de 2007, durante o auge de sua carreira, foi o vencedor dos prêmios de melhor jogador do mundo pela FIFA e pelo Ballon d'or. Kaká sempre foi habitualmente convocado à Seleção Brasileira. Além de suas atividades esportivas, Kaká é conhecido por seu trabalho humanitário. Sendo considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Mano Brown – 49 anos - Pedro Paulo Soares Pereira é um rapper e compositor brasileiro. Ele é um dos integrantes dos Racionais MC's, grupo de rap formado na capital paulista em 1988. O apelido de Paulo originalmente era Paul Brown devido ao mesmo cantar sobre batidas do James Brown após as apresentações de pagode no início da carreira. Tempos depois veio o "Mano" através de uma ambiguidade em uma música na qual o cantor dizia "Sou eu mano, o Brown". A revista Rolling Stone promoveu em outubro e 2008 a lista dos 100 maiores artistas da música brasileira, onde Mano Brown ficou com o 28° lugar.

Deixar um comentário