20/04/2020 00h23 - Atualizado em 20/04/2020 08h00

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 20 de abril na história.
Hoje na História

1889 – Nascia Adolf Hitler. Adolf Hitler foi um militar e político alemão de origem austríaca, que estabeleceu um regime nacional-socialista. Perseguia uma agressiva política exterior para ampliar o espaço vital alemão, e desencadeou a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia. Ele foi o responsável pelo genocídio de cerca de seis milhões de judeus, o que se conhece como o Holocausto. Nos últimos dias da guerra, Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidaram em seu bunker subterrâneo de Berlim, enquanto a cidade era invadida pelo Exército Vermelho da União Soviética.

1912 - Morria Bram Stoker, autor do romance de terror “Drácula”. O livro, publicado em 1897, é um ícone da cultura pop. Seu vilão é destaque em centenas de filmes, livros, peças de teatro e outras formas de entretenimento. Passada na Inglaterra vitoriana, a história do livro é sobre um nobre vampiro da Transilvânia, o Conde Drácula, que vaga na noite escura, à procura de pescoços humanos para morder, pois precisa de sangue para sobreviver.

1960 - Juscelino Kubitschek recebia as chaves de Brasília. De acordo com relatos da época, a cerimônia foi realizada "em meio a incomparável vibração popular". O ato marcou o início das celebrações pela inauguração da nova capital, que aconteceria no dia seguinte. Ainda na véspera da inauguração da cidade, o presidente transferiu-se para a nova sede do governo nacional, o Palácio da Alvorada.

1970 - Palácio Itamaraty era inaugurado em Brasília. O Palácio que é sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi inaugurado oficialmente pelo presidente militar Emílio Garrastazu Médici. O prédio é considerado uma das maiores obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer. "Palácio dos Arcos" foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto, a tradição do nome "Itamaraty", que se origina do nome da antiga sede do ministério no Rio de Janeiro, foi mais forte e seguiu sendo chamando assim. O palácio possui o maior hall sem colunas da América Latina, com área de 2.800 metros quadrados, sendo também considerado o prédio mais rico artisticamente e mais bem conservado da Esplanada dos Ministérios.

1999 - Massacre em Columbine deixa o mundo chocado. Neste dia, o mundo recebia a notícia do massacre de Columbine, uma escola no Colorado, nos Estados Unidos. Dois estudantes, um de 17 e outro de 18 anos, invadiram o local com armas e bombas, tirando a vida de 12 alunos e de um professor. Após o ataque à escola, que tinha ao todo 1.965 alunos, os dois se mataram na biblioteca. Os assassinos invadiram a escola por volta de 11h30, atirando a esmo. A SWAT só invadiu o local às 16h, quando encontrou os corpos dos garotos na biblioteca.

Que dia é hoje?

Dia do Disco de vinil (Em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu neste dia em 1968).

Aniversariantes:

Munhoz (Dupla Munhoz e Mariano) – 34 anos - Raphael Calux Munhoz Pinheiro é um cantor brasileiro, segunda voz da dupla sertaneja Munhoz & Mariano. Também é compositor e instrumentista, se destacando como violonista da dupla, nos shows costuma tocar também violão de doze cordas. Atualmente o cantor reside em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Jessica Lange – 71 anos - Jessica Phyllis Lange é uma atriz estadunidense, reconhecida como uma das mais talentosas de sua geração. Vencedora de dois Oscars, três Emmys, um Tony, cinco Globos de Ouro e um SAG Award. Jéssica acumula os maiores prêmios de renome da indústria. Além de atriz, Lange é fotógrafa e ex-modelo, tendo sido símbolo sexual nos anos 1970. Atuou em clássicos como King Kong, O Apostador e em American Horror Story de 2011 até 2018.

Deixar um comentário