15/04/2020 23h35 - Atualizado em 16/04/2020 08h03

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 16 de abril na história.
Hoje na História

1889 – Nascia o cineasta britânico Charles Chaplin. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica. Chaplin é o cineasta mais homenageado de todos os tempos. Ainda em vida foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico, recebeu a Ordem Nacional da Legião da Honra (França), Doutor Honoris Causa (Universidade de Oxford) e ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972.

1924 – Nascia Henry Mancini compositor e maestro americano, autor da trilha sonora do filme A Pantera Cor-de-Rosa. Enrico Nicola Mancini, foi um compositor, pianista e arranjador americano. Dono de um apuro estético muito sofisticado no arranjo de suas músicas e tendo sido um melodista excepcional, por conta das trilhas sonoras para a televisão e o cinema, ganhou um número considerável de prêmios Grammy.

1943 — Albert Hofmann acidentalmente experimentava os efeitos psicodélicos do LSD enquanto trabalhava em uma empresa farmacêutica. Albert experimentou intencionalmente a droga 3 dias depois e desde então virou um entusiasta da substância até a sua morte aos 102 anos. Em seus relatos Albert descreveu a experiência “Em um estado de sonho, com os olhos fechados, percebi um fluxo ininterrupto de imagens fantásticas, formas intensas e extraordinárias, um jogo caleidoscópico de cores. Depois de umas duas horas, esta condição desapareceu”.

1984 - Ocorria uma grande manifestação, com mais de 1 milhão de pessoas, em São Paulo, na Praça da Sé, pedindo por eleições democráticas no país. Durante todo o ano de 1984, o Brasil estava mobilizado no movimento a favor das eleições diretas para a Presidência da República. Conhecida como “Diretas já”.

2007 - Morria Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil. Neste dia, morria no Rio de Janeiro, Maria Lenk, a pioneira na natação feminina no Brasil e única mulher do país a entrar para o Hall da Fama, em Fort Lauderdale, na Flórida. Ela ainda foi a primeira brasileira a competir em jogos olímpicos (Em Los Angeles, em 1932) e também a estabelecer recordes mundiais.

Que dia é hoje?

Dia mundial da voz (A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças).

Aniversariantes

Bruna Carvalho – 21 anos - Bruna Alves de Carvalho é uma atriz brasileira. Além dos comerciais já feitos, seu primeiro trabalho foi a novela Amor e Revolução em 2011 como "Lara Fiel". Ela alavancou a sua carreira no papel de ‘Nina “na novela Carrosel e está Desde 2014 no remake de Chiquititas. Como a personagem Bel.

André Valadão – 43 anos - André Machado Valadão é um pastor evangélico, cantor, compositor, ator, apresentador, brasileiro de música cristã contemporâneo. Ele é um dos mais reconhecidos no gênero gospel já foi indicado duas vezes ao Grammy Latino, na categoria de "Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”.

Joseph Aloisius (Papa Bento 16) – 94 anos - Bento 16 que foi o antecessor do Papa Francisco. Ele renunciou em 2013, justificando que as suas forças, devido à idade avançada, já não lhe permitiam exercer adequadamente o pontificado. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma.

Martin Lawrence – 56 anos - Martin Fitzgerald Lawrence é um premiadíssimo ator, comediante, apresentador, roteirista e produtor norte-americano, Martin fez papéis de destaque como no filme os Bad Boys e Vovó...Zona onde era o protagonista. Em agosto de 1999, durante as preparações para o filme “Vovó..Zona” Lawrence entrou em coma por três dias, após sofrer um colapso por exaustão, devido ao calor, enquanto corria a 38 graus centígrados. Ele estava usando roupas pesadas e uma "máscara de plástico".

Sabrina Petraglia - 38 anos - Sabrina Petraglia Balsalôbre é uma atriz brasileira. Começou a fazer teatro aos 7 anos e estreou na TV foi em 2010, integrando o elenco da novela do SBT "Uma Rosa com Amor", mas ficou conhecida nacionalmente por interpretar a mocinha Shirley em Haja Coração na TV Globo.

Deixar um comentário