14/04/2020 01h34 - Atualizado em 14/04/2020 06h43

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 14 de abril na história.
Hoje na História

1857 - Nascia o romancista Aluísio de Azevedo. Neste dia, nascia em São Luís, no Maranhão, Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo, um romancista, cronista, caricaturista, diplomata e jornalista brasileiro. Seu primeiro livro foi “Uma Lágrima de Mulher”. Em 1881, quando a questão abolicionista era discutida, ele lançou o romance “O Mulato”, que causou escândalo e também mostrou que o autor era abolicionista. Outros romances que seguem a mesma linha são "Casa de pensão" (1884) e "O cortiço" (1890).

1912 - Iniciava-se a tragédia do Titanic. Um dos piores desastres marítimos da história teve início na noite de 14 de abril e terminou na manhã de 15 de abril de 1912, o luxuoso transatlântico RMS Titanic foi ao fundo do mar após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico. Dos 2.224 passageiros a bordo, mais de 1500 pessoas morreram afogadas ou por conta do frio. Era o triste fim da viagem inaugural do Titanic, que deveria ter como destino final a cidade de Nova York. Com uma noite estrelada e um mar excepcionalmente calmo, os vigias deram o aviso do iceberg a 600 metros da proa. O Primeiro Oficial Murdoch, de plantão no momento após a retirada do Capitão Smith em sua cabine, tentou evitar a colisão. Porém, o navio raspou no iceberg, o que abriu seis fendas em seu casco. A partir deste momento, o Titanic estava condenado. Para agravar a situação, não havia botes salva-vidas para todos os passageiros, apesar de o navio estar seguindo a legislação vigente na época. Este foi um dos piores desastres marítimos da história em tempos de paz e talvez o mais famoso.

2003 - Projeto Genoma era considerado completo, com 99,99% de precisão. Neste dia, os cientistas anunciaram a conclusão do Projeto Genoma, com a “leitura” de 99,99% do sequenciamento genético humano, ou seja, foram compiladas 3 bilhões de letras químicas do nosso DNA. Era o final de uma pesquisa que levou sete anos, envolveu milhares de pesquisadores no mundo todo e custou bilhões de dólares. É o maior projeto colaborativo do tipo no mundo. Suas principais aplicações estão na pesquisa do câncer e doenças genéticas raras, além de determinar quais remédios poderão ser mais eficazes de acordo com cada pessoa. Segundo pesquisadores envolvidos, os humanos possuem uma “base” idêntica de genes de 99,9%.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Café

Dia Pan-americano

Dia do Patinador

Dia do Técnico em Serviço de Saúde

Aniversariantes:

Humberto Martins – 59 anos - Humberto Martins Duarte é um ator brasileiro. Após fazer figuração nas novelas "Carmem" (1987) e "Vale tudo" (1988), Humberto teve seu primeiro personagem em "O sexo dos anjos" (1989) e seu primeiro papel de destaque foi em "Barriga de Aluguel" (1990), na TV Globo. Martins já atuou em dezenas de novelas, seu último papel de destaque foi em “Verão 90”.

Thaila Ayala - 34 anos - Thaila Ayala Sales, é uma atriz e modelo brasileira. Ficou conhecida por interpretar Marcela na décima quarta temporada da novela Malhação, em 2007. Sua estreia na televisão foi em 2006, participando de comerciais de importantes marcas. Nas novelas, sua estreia aconteceu em "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, com a personagem Viviane. Ela já viveu em diversos países, como México, Coréia do Sul, Tailândia e Chile, trabalhando como modelo.

Anderson Silva – 44 anos - Anderson da Silva é um lutador brasileiro de artes marciais mistas e ex-Campeão Peso Médio do UFC. Anderson conquistou 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas, tendo a sequência interrompida no dia 6 de julho de 2013, quando perdeu o cinturão Peso Médio do UFC para o Chris Weidman. "Spider" é considerado o melhor lutador da história pelo presidente do UFC, Dana White e já venceu grandes nomes do MMA como Vítor Belfort, Dan Henderson e Rich Franklin.

Paolla Oliveira – 38 anos - Caroline Paola Oliveira da Silva é uma atriz brasileira. Seu primeiro trabalho foi na segunda fase de "Metamorphoses" (2004), exibida pela TV Record. Paolla foi protagonista em "O Profeta" (2006) no papel de Sônia. Durante as gravações desta novela, conheceu Maurício Mattar e os dois iniciaram um relacionamento que durou um ano. Após a visita a um numerólogo, em 2012, a atriz decidiu mudar a grafia de seu nome e acrescentar mais um "l" para trazer melhores energias.

Pe Lanza – 28 anos - Pedro Gabriel Lanza Reis é um cantor brasileiro. Ex-integrante do grupo Restart, Pe Lanza se encontra com uma aparência bem diferente da que tinha na época da banda teen, ele e Thomas, guitarrista e também ex-Restart lançaram uma nova banda chamada “Stellar”.

Ritchie Blackmore – 75 anos - Richard Hugh Blackmore é um guitarrista e compositor inglês, conhecido por tocar guitarra nas bandas Deep Purple e Rainbow. Atualmente é o guitarrista da banda de folk rock Blackmore's Night. Foi considerado o 50º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Deixar um comentário