11/04/2020 09h09 - Atualizado em 11/04/2020 09h17

Mais de 260 munícipios decretam situação de emergência pela seca no RS

Governo do Estado anunciou medidas para auxiliar os produtores rurais
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Arquivo / Acústica FM
Mais de 260 munícipios decretam situação de emergência pela seca no RS

A Defesa Civil registra 268 municípios em situação de emergência em razão da estiagem no Rio Grande do Sul. A seca predomina na região desde dezembro do último ano causando diversos prejuízos a agricultores.

Além da estiagem os produtores estão sofrendo com as consequências do novo coronavírus, nesta semana o governado do Estado, Eduardo Leite, ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, elencou uma série de medidas que foram atendidas pelo Ministério da Agricultura para socorrer quem tive perdas no campo com a estiagem e com o coronavírus.

As ações já vinham sendo reivindicadas desde janeiro, quando os efeitos da falta de chuva começaram a se acentuar. Entre as medidas anunciadas, há um destaque para a renegociação dos custeios e investimentos e aberturas de linhas e créditos para produtores, cooperativas, cerealistas e agroindústrias.

A Defesa Civil Estadual, distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas com a falta de chuva. No total, 28 cidades já foram beneficiadas com o empréstimo 39 unidades de Vinilia Pipa (reservatório de água móvel), com capacidade de 4,5 mil litros cada. A Defesa Civil Estadual enviou 550 caixas d'agua para 31 cidades do RS afetadas pela estiagem.

Deixar um comentário