28/03/2020 16h38 - Atualizado em 28/03/2020 16h42

Biólogo explica outros dois tipos de coronavírus já existentes

Silvano Gross participou do programa "Papo com Batom" desta sexta-feira (27)
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Divulgação
Biólogo explica outros dois tipos de coronavírus já existentes

O biólogo e professor, Silvano Gross, em entrevista ao programa Papo com Batom desta sexta-feira (27) explicou sobre outros dois tipos de coronavírus já existentes. Ainda na entrevista, o profissional apontou a importância da higiene básica, como lavar as mãos, para prevenção de doenças causadas por vírus.

Conforme Gross, além do Covid-19 do ano passado, há outros dois tipos de vírus existentes na família coronavírus, sendo eles, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) de 2002 e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) de 2012. Estas doenças não foram tão agressivas quanto o Covid-19.

O professor explica que o vírus só causa consequência quando em contato com um ser vivo, seja ele, um ser humano ou uma bactéria, sozinho ele não tem capacidade e reprodução, por isso é recomendado o isolamento. Outra informação apontada pelo biólogo diz respeito a higiene básica, (lavar as mãos) como método de matar o vírus: “o detergente nas mãos destrói a capsula em volta do material genético, assim o vírus não consegue sobreviver”, afirma.

Ainda não há medicamentos para o coronavírus porque os cientistas estudam as curas durante a epidemia: “haverá no futuro medicamentos que possam reduzir os danos que ele causa”, afirma. As duas possíveis saídas para o problema são medicamentos e vacinas.

Confira a entrevista na íntegra:

Deixar um comentário