18/03/2020 01h07 - Atualizado em 18/03/2020 07h02

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 18 de março na história.
Hoje na História

1922 — Gandhi era condenado a seis anos de prisão na Índia. Mahatma Gandhi foi julgado por uma corte colonial britânica na Índia. Ele acabou condenado a seis anos de prisão, acusado de insubordinação. O líder pacifista foi considerado culpado pela violência ocorrida durante um protesto organizado por ele. O líder indiano instigou a população a boicotar as escolas, tribunais e produtos britânicos, a abandonar empregos no serviço público, a recusar-se a pagar impostos e a abandonar títulos e honrarias britânicas. Apesar de ter sido condenado a seis anos de prisão, ele só cumpriu dois anos da pena.

1965 – O cosmonauta russo Aleksei Leonov se torna o primeiro humano a caminhar no espaço. Leonov passou 12 minutos no vácuo, ligado à nave por um cordão, flutuando a cerca de cinco metros de distância, acompanhado por seu colega, que estava dentro da nave. Após o encerramento da sua caminhada, ele teve problemas para voltar ao interior da nave pois sua roupa espacial inflou no vácuo, impedindo que ele passasse pela escotilha. Seu retorno à nave só foi possível após a diminuição da pressão dentro da própria roupa. A operação, considerada arriscada, criou uma certa aflição durante quinze minutos, mas tudo acabou bem no final.

1978 – Nascia Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão. Ele foi um premiado jogador de futebol, treinador, dirigente e comentarista esportivo brasileiro. Atacante, foi ídolo do Goiás e do Internacional, onde recebeu a alcunha de Eterno Capitão Colorado. Fernandão morreu em 7 de junho de 2014, aos 36 anos, na queda de um helicóptero na cidade de Aruanã, no interior do Goiás.

1990 - Morria Mauro Gonçalves, o Zacarias de “Os Trapalhões”. O Brasil perdia as piadas e o estilo único de Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, integrante do quarteto ”Os Trapalhões”. Zacarias ficou no quarteto até 1990, quando morreu, aos 56 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória em consequência de uma infecção pulmonar. Mauro foi o último a fazer parte do quarteto, que já tinha Didi, Dedé e Mussum.

1993 – Morria Ludwig Michel. Ele foi um piloto e mecânico alemão radicado no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Seu trabalho mais notável foi a construção artesanal da aeronave Michel 1, popularmente conhecida como "Fusca Voador", por ser movida com um motor de Fusca. Ela é considerada a primeira aeronave com motor não convencional do mundo.

Aniversariantes:

Marta Suplicy – 75 anos - Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy é uma política, psicanalista e sexóloga brasileira. Ao longo de sua carreira política, foi prefeita de São Paulo, deputada federal, ministra de Estado nos governos Lula e Dilma e senadora da República pelo estado de São Paulo. Ela é mãe dos cantores Supla e João. Marta trabalhou como psicóloga comportamental e sexóloga.

Chris Couto – 60 anos - Christiane Couto é uma atriz e apresentadora brasileira. Ela atuou na TV Manchete na novela Helena, em 1991 entrou como VJ na MTV, permanecendo na emissora até outubro de 1999, quando passou a ser repórter do Vídeo Show. Chris atuou em algumas novelas até 2009, quando passou a trabalhar na Rede Record como atriz e repórter. Em 2016 atuou em Liberdade, Liberdade na Rede Globo.

Júlia Lemmertz – 57 anos - Julia Lemmertz Dias é uma atriz brasileira, gaúcha de Porto Alegre. Seu último papel de destaque foi no ano passado em “Espelho da Vida”. Sua estreia na carreira artística foi no cinema, aos 5 anos de idade, no filme "As Amorosas", em 1968, no qual atuou ao lado de sua mãe, Lílian Lemmertz. Seu primeiro papel na TV foi na novela "Os Adolescentes", na TV Bandeirantes, em 1981. A atriz já foi casada com o também ator Alexandre Borges.

Giovanna Antonelli – 44 anos - É uma atriz brasileira. Tornou-se conhecida em 1990 como Angelicat, assistente de palco da apresentadora Angélica, permanecendo no cargo por quatro anos. Atuou em diversas novelas de sucesso, ganhando destaque em “Laços de Família” como Capitu, ganhando alguns dos principais prêmios nacionais. Em 2001 interpretou sua primeira protagonista em “O Clone”, como Jade, com a qual ganhou reconhecimento internacional. Alçada ao primeiro escalão de atores da Rede Globo ela se destaca também no cinema em “Avassaladoras” e na franquia “S.O.S. Mulheres ao Mar”.

Adam Levine – 41 anos - Adam Noah Levine é um músico norte-americano. É o vocalista e guitarrista da banda Maroon 5. Também participa do reality show “The Voice - Estados Unidos”. Aos 12 anos, fez o seu primeiro show com os amigos e, por conta da timidez, se apresentou de costas para a plateia. Já foi eleito o homem mais sexy do mundo pela revista norte-americana "People". Adam também fez sua estreia no cinema com o filme "Mesmo Se Nada Der Certo" em 2014.

Deixar um comentário