17/03/2020 00h33 - Atualizado em 17/03/2020 08h16

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 17 de março na história.
Hoje na História

1845 - O elástico de borracha era patenteado. Neste dia, o inventor britânico Stephen Perry patenteou o elástico feito de borracha. Trata-se de uma invenção que se tornou parte do dia a dia moderno e, de tão usada, é praticamente impossível imaginar como seria, por exemplo, o trabalho em um escritório ou banco sem os famosos elásticos. O nome de borracha foi dado pelo químico chamado Joseph Priestley. Mais tarde surgiram outras aplicações e descobertas em torno da borracha. Em 1939, por exemplo, o norte-americano Charles Goodyear, descobriu a vulcanização, um processo que melhora a resistência à tração de borracha, permitindo a criação de bolas de elástico.

1945 - Nascia a cantora Elis Regina. Considerada por alguns críticos e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina Carvalho Costa nascia neste dia, aqui em Porto Alegre. Entre suas características estavam a forte personalidade, a belíssima voz e também uma excepcional presença de palco. Elis transitou por vários gêneros musicais, interpretando músicas da MPB, bossa nova, samba, rock e jazz. Ela surgiu em festivais de música nos anos 60 e tornou-se a primeira estrela da canção popular brasileira da época da televisão. Sua morte aos 36 anos, no dia 19 de janeiro, de 1982, em São Paulo, chocou o país e gerou muitas controvérsias. De acordo com os laudos médicos da época, ela teria morrido por conta de uma mistura de álcool com cocaína.

2014 - Polícia Federal deflagrava a Operação Lava Jato. A investigação teve como alvo um grande esquema de corrupção que movimentou bilhões de reais em propina. Em seis anos, quase 300 pessoas foram presas, incluindo doleiros, empresários e políticos de renome.O nome da operação se deve a um posto de combustíveis em Brasília onde funcionava uma casa de câmbio usada para movimentar dinheiro de origem ilícita. Durante as investigações a respeito das atividades de doleiros que atuavam ali, descobriu-se uma rede de corrupção que envolvia executivos da Petrobras.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Marinha

Dia Nacional do Mel

Aniversariantes:

Jair Oliveira - 45 anos - Jair Mello Rodrigues de Oliveira é um músico brasileiro e filho do também cantor Jair Rodrigues (1939-2014) e irmão da cantora Luciana Mello. É casado com a atriz Tania Khalill.Quando criança, fez parte da turma do Balão Mágico que tinha programa na Rede Globo de Televisão e, durante a década de 1980, obteve grande sucesso entre o público infantil. Após o fim do Balão Mágico, fez carreira ao lado de Simony com relativo sucesso, mas após um tempo abandonou a carreira e dedicou-se aos estúdios de música nos EUA.

Sérgio Malheiros - 27 anos - Sérgio Santiago Victoriano Santos Malheiros é um ator brasileiro.Sua estreia na Globo aconteceu em 1999 no programa "Samba, Pagode e Cia" e depois integrou o núcleo infantil do programa "Gente Inocente", da mesma emissora. Participou de diversas novelas na TV Globo e também na Record TV. zseu último trabalho foi em "Verão 90'.

Deixar um comentário