15/03/2020 16h00 - Atualizado em 16/03/2020 08h08

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 16 de março na história.
Hoje na História

1872 - Realizado o mais antigo torneio de futebol do mundo. Acontecia a primeira final da Associação de Futebol inglesa, com o jogo entre Wanderers FC e Royal Engineers AFC. Esta competição foi organizada pela Associação de Futebol da Inglaterra, que até então só tinha organizado jogos amistosos entre os clubes. Apenas doze clubes participaram da abertura do torneio.

1926 - Nascia o comediante americano Jerry Lewis. Tornou-se famoso por suas comédias estilo pastelão feita nos palcos, filmes, programas de rádio e TV e em suas músicas. Em 2013, teve uma participação no filme brasileiro Até que a Sorte nos Separe 2, com Leandro Hassum e Camila Morgado, onde Jerry Lewis fazia o papel de camareiro. Ele morreu em 20 de agosto de 2017, aos 91 anos.

1990 - Um dia após assumir a presidência da república do Brasil, Fernando Collor de Mello congelava cadernetas de poupança com mais de 50 mil cruzados novos. O pacote econômico tinha como objetivo principal o controle da inflação. Uma das determinações deste plano teve grande impacto na população: o "confisco" por 18 meses de todas as cadernetas de poupança com mais de 50 mil cruzados novos, unidade monetária da época. No período em que o dinheiro ficasse parado, haveria uma rentabilidade equivalente a taxa de inflação mais 6% ao ano. Além dessa medida, o Plano Collor também determinou a substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro.

Que dia é hoje?

Dia do Ouvidor - é comemorado em 16 de março, pois foi nesta data, no ano de 1995, que foi criada a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman), em João Pessoa, na Paraíba.

Aniversariantes:

Fabiana Murer – 39 anos - Fabiana de Almeida Murer é uma atleta brasileira, campeã mundial, pan-americana, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara. Duas vezes campeã mundial da prova, em 2010 na pista coberta e em 2011 ao ar livre, seus recordes sul-americanos foram estabelecidos em São Bernardo do Campo, no Troféu Brasil de Atletismo de 2016 – 4,87m ao ar livre – e no Meeting Top Perche em Nevers, na França, em 2015 – 4,83m em pista coberta.

Branco Mello – 58 anos - Joaquim Cláudio Corrêa de Mello Júnior é um músico, compositor e baixista brasileiro, fundador e integrante da banda Titãs. Branco é atualmente casado com a atriz Ângela Figueiredo. O casal tem dois filhos. Todos moram em São Paulo. E ele é torcedor do Palmeiras.

Bruno Barreto – 65 anos - Bruno Villela Barreto Borges é um cineasta brasileiro, mais notável por dirigir “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1977), o segundo maior público da história do cinema brasileiro com 10 milhões de espectadores, e “O Que É Isso, Companheiro?” (1997), indicado ao Oscar de filme estrangeiro.

José Dirceu – 74 anos - José Dirceu de Oliveira e Silva é um ex-político e ex-advogado brasileiro. Foi deputado estadual e federal por São Paulo, e ministro-chefe da Casa Civil do Brasil. É acusado de tráfico de influência, enriquecimento ilícito e diversos crimes praticados nos Governos Lula e Dilma no período de 2003 a 2016, tendo sido condenado pelos crimes relativos ao chamado escândalo do mensalão.

Deixar um comentário