11/03/2020 01h21 - Atualizado em 11/03/2020 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 11 de março na história.
Hoje na História

105 a.C. – Era inventado o papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. Relatos históricos sugerem que Ts ai Lun inventou o papel, apesar de recentes descobertas arqueológicas apontarem que este material teria sido inventado 200 anos antes. No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo.

1888 – Acontecia durante os dias 11 a 14 de março a Grande Nevasca de 1888 nos Estados Unidos. Foi uma das mais severas nevascas do país, sendo um recorde histórico. A camada de neve atingiu 102–127 cm de espessura em partes de Nova Jérsei, Nova Iorque, Massachusetts e Connecticut, com ventos sustentados de mais 72 km/h produzindo nevascas com 15 m de altura. O sistema ferroviário foi encerrado e as pessoas ficaram confinadas a suas casas por uma semana.

1955 - Morria em Londres Alexander Fleming descobridor da penicilina. Sir Alexander Fleming, trabalhou na Primeira Guerra Mundial como médico militar e ficou impressionado com o grande número de mortes causadas por feridas de arma de fogo, que resultavam em gangrena. Após a guerra, ele passou a pesquisar por um novo antisséptico que evitasse a agonia provocada pelas infecções durante a guerra. Em 1928, descobriu a penicilina e de suas propriedades antibióticas.

1970 - Grupo revolucionário sequestrava o cônsul-geral do Japão em São Paulo. Neste dia, um grupo de cinco pessoas sequestrava o cônsul-geral do Japão, Nobuo Ozuchi. Eles portavam metralhadoras e levaram Ozuchi em um fusca. O primeiro contato após o sequestro aconteceu por carta datilografada. Os sequestradores exigiram pela vida do Cônsul a libertação de cinco presos e seus filhos pequenos, assim como a garantia de asilo em algum país da América Latina. O governo do presidente Médici aceitou a proposta. O sequestro, que durou menos de uma semana, teve uma grande repercussão em Tóquio.

1999 – Um blecaute afetava 50 milhões de pessoas no Brasil e no Paraguai. 11 Estados brasileiros e o Paraguai ficaram às escuras. O enorme problema de fornecimento de energia elétrica ocorreu por causa de um incidente em uma subestação da CESP, em Bauru (SP), que provocou o blecaute. A pane elétrica acionou um sistema de segurança da Usina de Itaipu. O início do apagão ocorreu às 22h16min, com término de madrugada, às 3h39min.

2011 – Acontecia o grande Tsunami e Sismo no Japão. O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km. O sismo atingiu o grau 7 — a magnitude máxima da escala. O sismo provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra. De acordo com as autoridades, houve 15.894 mortes confirmadas e mais de 2.500 nunca foram encontrados.

Que dia é hoje?

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo.

Aniversariantes:

Marcos Pontes – 57 anos - Marcos Cesar Pontes é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva, engenheiro, astronauta e político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal. Ele entrou para a história como o primeiro astronauta brasileiro (e sul-americano) a ir ao espaço. Ele partiu em 2006 na chamada "Missão Centenário", em comemoração aos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis. Atualmente ele é ministro da Ciência e Tecnologia no governo Bolsonaro.

Thiaguinho – 37 anos - Thiago André Barbosa é um cantor, compositor e apresentador brasileiro. Ficou famoso por participar do reality show Fama e por ter sido integrante do grupo de Samba e Pagode Exaltasamba. Ele é casado com a atriz e apresentadora Fernanda Souza e é dono dos hits “Buquê de Flores”, “Sou o Cara pra Você”, “Caraca Muleke” e “Só Vem”, este último com a participação especial da cantora Ludmilla.

Tetê Espíndola – 66 anos - Terezinha Maria Miranda Espíndola é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz e dubladora brasileira, considerada detentora de uma das mais belas e exóticas vozes nacionais.

Deixar um comentário