09/03/2020 00h53 - Atualizado em 09/03/2020 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 09 de março na história.
Hoje na História

1500 - Pedro Álvares Cabral iniciava a viagem que resultaria na chegada ao Brasil. Então com 32 ou 33 anos, ele partiu de Lisboa com uma frota de 13 navios com o objetivo de chegar à Índia, contornando a África. No dia 9 de abril, a frota havia passado a linha do Equador e navegou rumo a oeste, afastando-se o máximo possível do continente africano, utilizando uma técnica de navegação conhecida como a volta do mar. Os marujos avistaram algas marinhas no dia 21 de abril, o que os levou a acreditar que estavam próximos da costa. No dia seguinte, 22 de abril de 1500, a frota ancorou perto do que Cabral batizou de Monte Pascoal, já que era semana da Páscoa. Na verdade, Cabral havia chegado a uma novo imenso continente para os europeus.

1865 - Nascia o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições. Simões só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul. Ele morreu em 14 de junho de 1916, aos 51 anos.

1954 - Nascia Francesco Matarazzo, criador do maior complexo industrial da América Latina. Quando morreu, em 1937, ele era o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna de US$ 10 bilhões. A riqueza produzida por suas indústrias ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, com exceção de São Paulo. As Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM) chegaram a contar com mais de 200 fábricas. O empresário também tinha um banco, uma frota de navios, um terminal no porto de Santos e duas locomotivas para transportar seus produtos.

1959 - Foi apresentada ao mundo a boneca Barbie. A novidade revolucionou a indústria de brinquedos. Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa, a ponto de ser considerada um grande ícone da empresa e da cultura pop. A boneca recebeu o nome de Barbie em homenagem à filha de sua criadora Ruth Handler. As primeiras Barbies vestiam um maiô de listras brancas e pretas, sandálias de salto alto e sobrancelhas bem delineadas.

Que dia é hoje?

Dia Internacional do DJ. (O World DJ Day “Dia Mundial do DJ” é celebrado desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade que utilizam a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas).

Aniversariantes:

Maite Perroni – 37 anos - Maite Perroni Beorlegui é uma atriz, cantora e compositora mexicana. Começou a carreira interpretando a personagem Lupita Fernández na novela juvenil Rebelde em 2004, onde ficou mundialmente conhecida. Seu primeiro trabalho na música também foi no RBD. O grupo vendeu mais de 65 milhões de discos, ganhou prêmios diversos e recebeu duas indicações ao Grammy Latino. Mesmo após a separação do grupo, Maite continuou fazendo sucesso em carreira solo.

Nalbert Bitencourt – 46 anos - Nalbert Tavares Bitencourt é um ex-atleta de voleibol de quadra e de praia. Nalbert, juntamente com Leandro Vissotto, são os únicos jogadores na história do voleibol mundial que acumulam o título de campeão do mundo em três categorias: infanto-juvenil (Mundial 1991, com 17 anos); juvenil (Mundial 1993, com 19 anos) e adulto (Mundial 2002, com 28 anos).

Pedro Bandeira – 78 anos - Pedro Bandeira de Luna Filho é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros. “Esses Bichos Maluquinhos”, “Ritinha Danadinha”, “Cavalgando o arco-íris” e “O pintinho do Vizinho” são algumas de suas obras. Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil.

Deixar um comentário