06/03/2020 00h40 - Atualizado em 06/03/2020 08h33

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 06 de março na história.
Hoje na História

1475 – Nascia Michelangelo Buonarroti, o maior dos artistas italianos da Renascença. Filho de um administrador do governo, ele cresceu em Florença, onde tornou-se aprendiz de um artista aos 13 anos. Entre os seus trabalhos do início da carreira está a impressionante Pietá (1498), uma escultura tradicional de imagem devocional do corpo de Cristo no seio da Virgem Maria. Demonstrando habilidade técnica magistral, ele extraiu as duas figuras perfeitamente equilibradas a partir de um único bloco de mármore. Sua obra mais famosa é a “A criação de Adão”, em que Deus e Adão esticam os braços um em direção ao outro.

1869 - O químico russo Dmitri Mendeleev apresentava a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química. Foi o ponto alto de um século de estudo das propriedades químicas. A tabela periódica em si é uma representação visual da lei periódica, que afirma que quando os elementos são classificados de acordo com seu peso ou número atômico, certas propriedades dos elementos serão repetidas periodicamente.

1928 - Nascia, em Aracataca, na Colômbia, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Ele cresceu escutando contos de sua família e, depois de completar a escola, tornou-se jornalista. Com seu trabalho, introduziu os leitores a um realismo mágico, que combina fantasia com fatos reais. Com seus livros “Cem Anos de Solidão” e “Amor nos Tempos de Cólera”’ ele conquistou fãs em todo o mundo com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Em 1982, foi agraciado com o prêmio Nobel de Literatura. Ele morreu no dia 17 de abril de 2014, vítima de uma pneumonia.

2013 - Morria, em São Paulo, Alexandre Magno Abrão, mais conhecido pelo apelido de Chorão, vocalista, principal letrista e cofundador da banda santista Charlie Brown Jr, formada em 1992. Chorão também exerceu atividades como cineasta e empresário. Sua banda, que teve diferentes formações ao longo dos anos, lançou 10 discos e vendeu mais de cinco milhões de cópias. Seu apelido veio por conta das brincadeiras de outros praticantes que diziam para o então garoto não chorar porque não sabia andar de skate.

 

Que dia é hoje?

Dia Internacional do Optometrista (Optometria é uma prática profissional que tem como objetivo a realização de medições de amplitude visual).

Aniversariantes:

Regina Volpato – 52 anos - Regina Paula Volpato Rennó é uma jornalista e apresentadora brasileira. Ela já trabalhou na Band, Band News e na Rede TV!, mas ganhou projeção nacional apresentando o Casos de Família até 2009, quando decidiu deixar o SBT por ser contra a reformulação que o programa passaria, trocando o tom de debate familiar com auxílio de psicólogos, sem histeria, para um formato considerado mais "sensacionalista" pela imprensa, utilizando a história das famílias de forma mais exposta e sem intenção de resolvê-los. Atualmente Regina trabalha na TV Gazeta e tem um canal no YouTube.

Mara Maravilha – 52 anos - Eliemary Silva da Silveira é uma cantora, compositora, apresentadora de televisão, atriz e empresária brasileira. Desde pequena já sonhava em ser artista, principalmente cantar. A partir dos seis anos, a mãe de Mara começou a levá-la em apresentações infantis, por insistência da menina, que sempre dizia que queria ser cantora. Mara ganhava todos os concursos, mas não era chamada. Ela começou a achar que seu nome, Eliemary, não agradava. Sua avó, então, lhe apelidou de Mara, e a partir daí, aos oito anos, Mara conseguiu ser aprovada e chamada por uma televisão baiana.

David Gilmour – 74 anos - David Jon Gilmour é um guitarrista, saxofonista, compositor e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns a solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída de Roger Waters a meio da década de 1980 tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14.º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Deixar um comentário