03/03/2020 01h13 - Atualizado em 03/03/2020 06h48

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 03 de março na história.
Hoje na História

1904 – Era aprovada na Espanha a Lei do Descanso Dominical que proibia o trabalho aos domingos. Na época, o decreto foi considerado uma conquista para a causa dos direitos dos trabalhadores. A lei teve defensores e detratores. A favor do decreto, estavam políticos e a igreja católica. Contra, estava a classe patronal e a Igreja Adventista do Sétimo Dia (Que defendia que cada um deveria escolher o dia de folga mais adequado para si). Alguns trabalhadores que recebiam por hora trabalhada também foram contra a lei. Atualmente a proibição de trabalhar aos domingos não está mais em vigor na Espanha.

1923 - Revista Time era publicada pela primeira vez. Time é uma das mais conhecidas revistas de notícias semanais do mundo, publicada nos Estados Unidos da América. A revista conta com uma edição europeia publicada de Londres, e cobre o Oriente Médio, a África e (desde 2003) a América Latina. Além disso, uma edição asiática é editada de Hong Kong e outra edição canadense é editada de Toronto. Segundo muitos observadores da imprensa mundial, a Time é hoje a revista semanal de maior circulação no planeta. Ela conta com um público de 26 milhões de pessoas, 20 milhões das quais baseadas nos Estados Unidos.

1938 – O Petróleo era descoberto na Arábia Saudita. Neste dia, uma descoberta alteraria a geopolítica do Oriente Médio para sempre. Naquela data, pela primeira vez, foi encontrado petróleo na Arábia Saudita. A prospecção foi realizada por uma companhia norte-americana, que já procurava o ouro negro no local há alguns anos. Hoje em dia, estima-se que as reservas de petróleo no país sejam equivalentes a 268 bilhões de barris. As grandes reservas são constante fonte de tensão e disputas.

1947 — Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravavam a canção “Asa Branca”. A letra, que fala do drama da seca no Nordeste do Brasil e também da busca por uma vida melhor longe dali, foi cantada por vários outros artistas como Elis Regina, Tom Zé, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Zé Ramalho e Raul Seixas (em inglês). Ao todo, são mais de 500 interpretações dessa música pelo Brasil e pelo mundo.

1963 – Mônica aparecia pela primeira vez em uma tirinha no jornal Folha de São Paulo. A personagem é inspirada na filha de Maurício de Souza, cartunista e criador da “Turma da Mônica”. Inicialmente a Mônica seria uma personagem secundária, e o protagonista seria o Cebolinha, mas a personagem agradou o público e assumiu o protagonismo. A Turma da Mônica já foi adaptada para desenhos animados, cinema, teatro, parque temático e uma infinidade de produtos como roupas e acessórios.

Que dia é hoje?

- Dia Mundial da Vida Selvagem – data instituída pela ONU (A data é para celebrar os animais e plantas selvagens do mundo).

Aniversariantes

Zico – 67 anos – Arthur Antunes Coimbra é um treinador, ex-dirigente e ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista. Atualmente é diretor técnico do Kashima Antlers. Entre as suas grandes conquistas estão a Copa da Libertadores da América e o Mundial Interclubes, ambas em 1981 pelo Flamengo. Zico também passou pela Seleção Brasileira nas Copas de 1978, 1982 e 1986.

Ângela Vieira – 68 anos – Ângela Regina Vieira é uma atriz brasileira. Ela deixou o Corpo de Baile Municipal do Rio de Janeiro e iniciou sua carreira de atriz na televisão. Estreou na Rede Globo, no programa Planeta dos Homens. Já atuou em várias novelas e produções teatrais, e já foi vencedora de vários prêmios.

Kelly Key – 38 anos - Kelly de Almeida Afonso Freitas é uma cantora, apresentadora, compositora, modelo e empresária luso-brasileira, formada em artes cênicas. Sua carreira começou em 1999, quando assinou contrato com a Globo e estreou como apresentadora do programa Samba, Pagode & Cia. Ganhou destaque nas rádios com o single “Baba”. Em 16 de agosto lançou seu primeiro álbum, o homônimo “Kelly Key”.

Deixar um comentário