21/02/2020 15h44 - Atualizado em 21/02/2020 15h44

Camaquense representará o RS em competição nacional

Amanda Ribeiro garantiu vaga ao vencer prova nesta sexta-feira
Por: Usina de Notícias
Camaquense representará o RS em competição nacional

Foi mais de um ano intenso de treinos e de preparação para a aluna de Estética do Senac Camaquã, Amanda Ribeiro, 17 anos. Depois de passar por etapas seletivas escolar, regional e, nesta sexta-feira (21), por uma prova de desempate, a aluna garantiu a vaga para representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação Estética e Bem-Estar, a ser realizada no segundo semestre deste ano.

As provas de desempate aconteceram entre Amanda e a aluna do Senac São Leopoldo Carielle Laísa de Oliveira Silveira, entre 18 e 20 de fevereiro. Durante os três dias, as competidoras foram submetidas a provas que simulam situações reais da profissão como produção de maquiagem, atendimento de spa, massagem, unhas decoradas, entre outras, e foram avaliadas por profissionais especialistas da área, que determinaram a escolha da aluna.

Amanda, ao ser anunciada como a representante do RS na etapa nacional, não pôde conter a emoção da vitória. “Foi uma oportunidade de crescimento que eu abracei e hoje isso aqui foi confirmado. Com todo o aprendizado que tive aqui, eu evoluí muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. A Competição hoje é muito importante na minha vida”, afirmou.

Caso vença a etapa nacional, Amanda ainda representará o Brasil na WorldSkills (maior competição de educação profissional do mundo) em 2021 na cidade de Shanghai (China). “Elas aproveitaram a oportunidade de aprendizado que o processo oferece. Tenho certeza que a competidora escolhida está preparada para continuar e representar o Estado, enquanto a outra aluna sai uma profissional completa, independentemente do resultado”, afirma a treinadora das duas alunas de Estética e Bem-Estar, Márcia Warken.

Vale destacar que as Competições Senac de Educação Profissional são realizadas desde 2016. As provas ocorrem a nível escolar, regional e nacional e reúnem estudantes que disputam em 6 ocupações profissionais: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Serviços de Restaurante e Recepção de Hotel. Os vencedores da etapa nacional das Competições disputam a WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente. O próximo evento será em Shanghai, na China, em 2021. Saiba mais em: www.worldskillsshanghai2021.com.

Sobre as provas de desempate

Em 2019, aconteceu a etapa regional das Competições, em Tramandaí, que reuniram alunos de escolas do Senac de todo o Estado. Durante as provas, foram selecionados os dois melhores alunos em cada uma das ocupações. Agora, em 2020, apenas um aluno de cada ocupação seguirá se preparando para representar o RS na etapa nacional das Competições e, por isso, são realizadas as provas de desempate.

Camaquense representará o RS em competição nacional

Deixar um comentário