11/02/2020 22h10 - Atualizado em 12/02/2020 08h07

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 12 de fevereiro na história.
Hoje na História

1809 - Nasce o naturalista Charles Darwin, autor de “A Origem das espécies”. Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria culminou no que é, agora, considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Darwin apresentou sua teoria de seleção natural, na qual a natureza seleciona as populações mais capacitadas para a sobrevivência, em determinado ambiente, e descarta as menos aptas.

1941 - Nascia o músico Dominguinhos. Um dos sanfoneiros mais famosos do Brasil nascia neste dia, José Domingos de Morais conquistaria fama e sucesso com o nome artístico de Dominguinhos. Nascido em Garanhuns (PE), desde menino ele já se interessava por música, por influência do pai, que lhe presenteou com uma sanfona de oito baixos. Sua canção mais famosa é “Isso Aqui Tá Bom Demais”, escrita com Chico Buarque e interpretada pelos dois. Dominguinhos continuou popular até o fim da vida. Ele morreu em 23 de julho de 2013, em decorrência de um câncer de pulmão.

1998 — Sancionada no Brasil a Lei conta Crimes Ambientais. Leis da natureza, ou Lei de crimes ambientais, é o título de uma lei brasileira (Lei nº 9.605), sancionada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Entre os diversos crimes estão: Maus tratos aos animais; Caça às baleias e golfinhos; Fabricar, vender, transportar ou soltar balões; Dificultar ou impedir o uso público das praias.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Casamento.

Aniversariantes:

Ximbinha – 46 anos - Cledivan Almeida Farias é um guitarrista, produtor e compositor brasileiro. Foi guitarrista e empresário da Banda Calypso na companhia de sua ex-esposa Joelma Mendes, por mais de 15 anos. Como guitarrista da banda, Ximbinha se tornou recordistas em vendas de discos no Brasil. Além de ter sido premiado como "Guitarrista da Categoria Banda dos Sonhos" no MTV Video Music Brasil. A partir de 2015, com o final da Banda Calypso o músico passou a assinar seu nome artístico com a letra X, além de criar a banda XCalypso, que subsequentemente teve seu nome alterado para "Banda X".

Shana Müller – 40 anos – Gaúcha de Montenegro, Shana Goulart Müller é jornalista, radialista, cantora da música regional brasileira e nativista, colunista do Jornal Zero Hora e apresentadora do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, ao lado de Neto Fagundes. Shana também participou do filme o Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim.

Martinho da Vila – 82 anos - Martinho José Ferreira é um cantor, compositor, escritor e músico brasileiro. Antes de se consagrar como um dos principais cantores da música popular brasileira, Martinho da Vila trabalhou como auxiliar de químico industrial e também foi contador. Ele abandonou as duas profissões em 1970, quando decidiu virar cantor profissional. Dedicado ao samba, sua história se confunde com a da escola Unidos de Vila Isabel, tanto que, por causa disso, o cantor ganhou o nome de “da Vila”. Os sambas-enredos mais consagrados da escola são de sua autoria.

Deixar um comentário