02/02/2020 23h54 - Atualizado em 03/02/2020 12h56

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 03 de fevereiro na história.
Hoje na História

1468 - Morre Johannes Gutenberg, o pai da imprensa. Neste dia, morria, na cidade alemã de Mainz, Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, considerado o pai da imprensa. A ele é creditada a invenção dos tipos móveis de chumbo fundido, que deram grande versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos, permitindo assim sua massificação. Até então, os livros eram escritos à mão e, por isso, levavam meses para ser concluídos, com um custo altíssimo. Nascido no ano de 1398 (seu dia de nascimento não é conhecido), Gutenberg era filho de um rico comerciante e, desta forma, tinha acesso a livros em casa, tornando-se leitor assíduo. Seu primeiro livro impresso foi a Bíblia, que levou cinco anos para ser concluída (de 1450 a 1455).

1959 – Conhecido como “O dia em que a música morreu”, o mundo se despedia de Buddy Holly, Ritchie Valens e JP Richardson. Um acidente com um avião fretado matou jovens astros da música norte-americana numa data batizada como “o dia em que a música morreu”. Foram vítimas do acidente aéreo Buddy Holly, Ritchie Valens e JP "The Big Bopper" Richardson. A tragédia aconteceu em Iowa, poucos minutos após a decolagem de Mason City, em um voo com destino a Moorehead, Minnesota. De acordo com investigações, o mau tempo e o erro do piloto provocaram o acidente. Holly fretou um avião para a sua banda por conta de problemas técnicos no ônibus. No dia do acidente, um assento ficou vago e Ritchie Valens venceu no “cara ou coroa”, garantindo seu lugar no avião.

1961 - Nascia o cartunista Fernando Gonsales, criador do rato Niquel Náusea. Neste dia, nascia, na cidade de São Paulo, o cartunista e ilustrador Fernando Gonsales, que tem como personagem mais conhecido o rato Níquel Náusea. A criaçao também dá nome à tira de mesmo nome, publicada há mais de 20 anos no jornal Folha de São Paulo. Além deste periódico, outros jornais pelo Brasil também publicam a tira.

1970 - Proibido de lutar, Muhammad Ali anunciava retirada dos ringues. o lutador Muhammad Ali convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que estava deixando o boxe. O famoso boxeador já estava proibido de lutar na época porque não quis se alistar no exército dos Estados Unidos para combater na guerra do Vietnã, alegando motivos religiosos. Mais tarde ele mudou de ideia e acabou voltando aos ringues.

Aniversariantes:

Sean Kigston – 30 anos - Kisean Anderson, mais conhecido como Sean Kingston é um rapper e cantor de reggae, rap e pop estadunidense-jamaicano. Apesar de ter nascido em Miami, Flórida, mudou-se para Kingston, Jamaica, quando tinha seis anos de idade.

Deixar um comentário