30/01/2020 01h04 - Atualizado em 30/01/2020 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 30 de janeiro na história.
Hoje na História

1948 - Mahatma Gandhi era assassinado por um radical hindu. O líder espiritual lutou pela independência da Índia usando a resistência pacífica. Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução. Ele foi morto a tiros aos 79 anos por um hindu radical em Nova Déli. Dias antes do seu assassinato, ele já havia sofrido um outro atentando.

1961 - Presidente Jânio Quadros tomava posse. Eleito com aproximadamente seis milhões de votos. Ele obteve dois milhões a mais de votos do que o seu rival, o marechal Henrique Lott. Jânio era o primeiro candidato oposicionista a subir ao poder, em toda a história da república brasileira até aquele momento. Sua vitória foi favorecida pela crise que o país atravessava no final dos anos 50, após a política desenvolvimentista do governo de JK.

1969 - Os Beatles faziam a última apresentação em público, no telhado do estúdio da Apple Corps, em Londres. A performance era parte de um projeto cinematográfico que documentaria a realização da próxima gravação do quarteto de Liverpool, originalmente chamada Get Back. A apresentação durou apenas 42 minutos, quando o agente 503 da polícia da delegacia de Westminster entrou para a história como a pessoa que obrigou os Beatles a encerrar a sua última apresentação ao vivo, pois houve reclamação do barulho pela vizinhança.

2007 — Microsoft lançava o sistema operacional Windows Vista. Embora tenha começado bem no mercado, o Vista foi duramente criticado por falta de compatibilidade com hardware, problemas de estabilidade e lentidão, além de introdução de recursos e novidades pouco explicadas ao usuário. O produto teve vida curta e a aposentadoria chegou em 2009, com a chegada do Windows 7.

Que dia é hoje?

Dia da Saudade

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Dia da Não Violência

Aniversariantes:

Damares – 40 anos - Damares Alvez Bezerra de Oliveira é uma cantora brasileira de música cristã contemporânea, ligada ao movimento religioso pentecostal. A cantora já foi premiada no Troféu Talento, indicada para 6 categorias porém ganhado em uma e no Troféu Promessas com doze categorias, porém, ganhando apenas dois e ainda possuindo três discos de diamante.

Marcelo Bonfá – 55 anos - Marcelo Augusto Bonfá é um baterista brasileiro, célebre como membro fundador da banda de rock alternativo Legião Urbana. No repertório de seus shows, o baterista que também toca contrabaixo, resume seus 10 anos de carreira solo e de 30 anos na música, desde quando começou como compositor e baterista em Brasília. O músico que já é avô, tem dois filhos que são fruto de distintos casamentos.

Phil Collins – 69 anos - Philip David Charles Collins é um músico britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis, mas também atingiu êxito na carreira solo. Também atuou em alguns filmes e programas de televisão. Ele escreveu uma autobiografia intitulada “Ainda Estou Vivo” que aborda diversos assuntos na vida do cantor. Entre eles, os três casamentos e a relação conturbada com os filhos. Essa parte da história lhe rendeu até um processo de sua primeira ex-mulher, pois segundo ela prejudicaram sua reputação e lhe causaram sofrimentos.

Deixar um comentário