28/01/2020 23h29 - Atualizado em 29/01/2020 08h24

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 29 de janeiro na história.
Hoje na História

1845 - Publicado o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. A obra apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal New York Evening Mirror. O poema traz a figura do misterioso corvo que pousa no busto de Atena e representa o caráter implacável da morte e seu impacto sobre o personagem, que lamenta e sofre profundamente a perda de sua amada Leonora. O que torna o poema diferenciado, principalmente, é a sua musicalidade, a atmosfera sobrenatural e seus jogos fonéticos, além do talento de Poe, um dos maiores nomes do romantismo e da literatura norte-americana.

1886 — Karl Benz patenteava o primeiro automóvel bem sucedido à gasolina. Em Julho do mesmo ano apresentou o primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen. O carro era basicamente formado por três pneus cujo tamanho era de um pneu de bicicleta, um motor na traseira, uma tábua de madeira que era um chassi - cuja madeira era muito forte, para sustentar o peso de uma pessoa -, um banco e um volante, que era uma manivela. O carro só chegava a 8 quilômetros por hora. O carro não existe mais, pois foi destruído após bater em um poste.

1996 - França suspendia testes nucleares no Pacífico. Os testes nucleares franceses, executados no Pacífico durante 30 anos, até o final de 1996, causaram um aumento de cânceres de tireoide na população da Polinésia francesa, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica (INSERM). As autoridades francesas anunciaram naquela época que os testes "não representavam nenhum perigo", o que contraria as declarações de que agora "existe um leve risco". Atualmente, os polinésios estão reivindicando pensões para essas pessoas afetadas pela doença.

Aniversariantes:

Romário – 55 anos - Romário de Souza Faria é um ex jogador de futebol e, atualmente, político brasileiro. Em sua carreira no futebol, Romário atuava como atacante e é amplamente tido como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Atualmente é Senador da República pelo Rio de Janeiro, filiado ao Podemos (PODE). Foi candidato a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2018.

Tássia Camargo – 60 anos - Maria Aparecida Pereira Anastasio é uma atriz, diretora, produtora e apresentadora brasileira, de ascendência italiana e portuguesa. Durante mais de trinta anos morou no Rio de Janeiro, até outubro de 2017, quando se mudou para Lisboa, Portugal, onde atua em peças de teatro, filmes e novelas como Valor da Vida, no canal TVI.

Oprah Winfrey – 67 anos - É uma apresentadora de televisão, atriz e empresária norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk showcom maior audiência da história da televisão norte-americana. De acordo com a revista Forbes, Winfrey foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003. Seu programa foi transmitido durante vinte e cinco anos, o último foi ao ar em 25 de maio de 2011.

Deixar um comentário