28/01/2020 00h14 - Atualizado em 28/01/2020 08h51

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 28 de janeiro na história.
Hoje na História

1808 - Promulgada a Abertura dos Portos no Brasil. Neste dia foi promulgada, em Salvador, a carta régia com o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas pelo Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança. A carta foi promulgada somente quatro dias após a chegada de Dom João ao Brasil, juntamente com a família real e a nobreza portuguesa. Com este documento, os portos brasileiros poderiam receber e despachar produtos para comercialização com nações amigas de Portugal, fato que beneficiou amplamente os ingleses.

1887 - Iniciada a construção da Torre Eiffel. Ela começou a ser construída no dia 28 de janeiro de 1887, para que servisse como arco de entrada a Exposição Universal, uma feira mundial organizada para comemorar o centenário da Revolução Francesa. A torre foi inaugurada no dia 31 de março de 1889 e aberta ao público no dia 6 de maio daquele ano. A estrutura da Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.

1956 - Elvis Presley fazia sua primeira aparição em rede nacional nos EUA. O futuro “Rei do Rock” se apresentava em um show em Nova York. O show tinha respeitáveis níveis de audiência e Elvis cantou apenas duas músicas. Apesar de ainda não ser um astro da música, naquela noite chuvosa e de grande público, algumas centenas de garotas começaram a gritar assim que Elvis surgiu no palco.

1985 - Canção "We Are the World" era gravada por mais de 40 astros da música. A canção, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, foi interpretada pelos 45 maiores nomes da indústria da música norte-americana. O projeto, que ficou conhecido como “USA for Africa”, foi lançado com o objetivo angariar fundos para o combate a fome na África. O single, o LP e o clipe renderam cerca de US$ 55 milhões.

1986 - Explosão do ônibus espacial Challenger. O ônibus espacial Challenger explodiu em sua décima missão. O acidente causou a morte de seus sete tripulantes. A espaçonave se desintegrou 73 segundos após o lançamento, no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. Essa missão destacou-se por ter como tripulante a primeira professora civil que participaria de uma viagem espacial. Ela daria duas aulas de 15 minutos do espaço para 2,5 milhões de alunos, fazendo parte do Projeto Professor no Espaço.

Que dia é hoje?

Aniversário da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Dia do Comércio Exterior

Dia do Portuário

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Aniversariantes:

Samantha Schmütz – 41 anos - Samantha Schmütz Cannet é uma atriz com enfoque na comédia, dubladora, cantora e compositora brasileira. Ficou conhecida pelo personagem Juninho Play (Zorra Total), e que em 2015, criou a web série animada Juninho Play e Família, na qual também dubla diversos personagens. Desde 2013, faz o papel de Jéssica, no programa Vai que Cola, a mesma personagem em Aí Eu Vi Vantagem, ambos do Multishow.

Elijah Wood – 40 anos - Elijah Jordan Wood é um ator norte-americano. Sua carreira cinematográfica começou aos oito anos de idade, quando estreou nos cinemas com um pequeno papel em De volta para o Futuro II (1989). Ganhou o status de astro ao protagonizar a trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis, no papel de Frodo Baggins. Após o sucesso da trilogia Elijah tem se dedicado ao cinema alternativo, escolhendo personagens variados e intensos.

Maluma – 26 anos - Juan Luis Londoño Arias é um cantor e compositor colombiano. Ele ficou conhecido no Brasil ao fazer uma parceria com a brasileira Anitta, na música 'Sim ou Não'. O seu nome artístico foi formado a partir da junção das primeiras sílabas dos nomes de seus familiares, Marlli (mãe), Luis (pai) e Manuela (irmã).

Sandy – 38 anos - Sandy Leah Lima é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Cantora desde a infância, Sandy começou sua carreira em 1990, quando formou com o irmão, o músico Junior Lima, a dupla vocal Sandy & Junior. Além do sucesso na indústria da música, o nome dos irmãos se tornou uma forte marca, com mais de 300 produtos licenciados que chegaram a movimentar 300 milhões de reais por ano.

Nick Carter – 41 anos - Nickolas Gene Carter é um cantor e compositor americano da boy band Backstreet Boys. Em 2000, foi incluído na lista das 50 pessoas mais bonitas da revista People. Os Backstreet Boys se tornaram um dos artistas de maior venda de todos os tempos, ultrapassando as 150 milhões de cópias vendidas.

Marcello Antony – 56 anos - Marcello Couto Antony de Farias é um ator brasileiro. O galã fez muito sucesso, especialmente com o mulherio, na novela "Mulheres Apaixonadas" (2003), em que interpretou Sérgio, um galanteador que despertava ciúmes da mulher, Helô (Giulia Gam). Ele começou na TV na primeira fase da novela da TV Globo "Rei do Gado", em 1996.

Maitê Proença – 63 anos - Maitê Proença Gallo é uma atriz, apresentadora de televisão e escritora brasileira. Ela foi a primeira mulher a protagonizar cenas de nudez em uma novela do horário nobre no Brasil, na novela "Corpo Santo", em 1987, na extinta TV Manchete. As imagens fizeram com que a atriz se tornasse ícone de beleza na época.

Joey Fatone – 43 anos - Anthony Joseph Fatone, Jr. é um cantor, ator e personalidade da televisão. Ele é conhecido como um membro do grupo pop norte-americano, 'N Sync. Ele tem 16 anos de carreira e tem 9 filmes lançados como “O Sexo Oposto”, “Casamento Grego”, “Na Linha do Trem”, entre outros.

Deixar um comentário