26/01/2020 22h01 - Atualizado em 27/01/2020 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 27 de janeiro na história.
Hoje na História

1756 - Nascia o gênio da música Wolfgang Amadeus Mozart. o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart foi um dos maiores compositores da história da música clássica. Filho do violinista e compositor Leopold Mozart, tanto Mozart quanto sua irmã mais velha, Maria Anna, foram prodígios. Aos cinco anos, ele começou a compor e fez sua primeira apresentação pública. Apesar de seu sucesso, ele sempre estava sem dinheiro, possivelmente por causa de dívidas com o jogo e pela preferência por roupas caras. Com isso, pedia bastante dinheiro emprestado aos amigos. Sua morte prematura, no dia 5 de dezembro de 1791, aos 35 anos, pode ter sido resultado de uma infecção renal.

1926 - Era realizada a primeira demonstração pública de televisão. Nesta data, o inventor escocês John Logie Baird fazia a primeira demonstração pública de um sistema de televisão verdadeiro, em Londres. A invenção de Baird consistia em uma máquina de transmissão de imagens - que ele chamou de "televisor" – que usava discos rotativos mecânicos para digitalizar imagens por meio de impulsos eletrônicos. Estes dados eram, em seguida, transmitidos por cabo para uma tela que exibia um padrão de baixa resolução de imagens claras e escuras. O primeiro programa de TV de Baird mostrava a cabeça de dois bonecos ventríloquos, que ele operava na frente de uma câmera, fora dos olhares do público.

1945 - Libertação de Auschwitz, na Polônia. O campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, ou campo de Auschwitz, foi um complexo de diversos centros para o extermínio e assassinato em massa de prisioneiros, construído pelo regime da Alemanha nazista na Polônia durante a segunda guerra mundial. Situado a cerca de 60 km a oeste da Cracóvia, foi o maior centro de extermínio da história do nazismo. Calcula-se que 1,3 milhão de pessoas tenham sido assassinadas em Auschwitz, sendo 90% judeus. Neste dia o exército soviético abriu as portas de Auschwitz II-Birkenau. Cerca de 7.000 prisioneiros e mais de 600 menores recuperaram a liberdade.

1960 - Morria Osvaldo Aranha, político e diplomata. Nascido em Alegrete (RS), Osvaldo Euclides de Sousa Aranha foi ministro de Getúlio Vargas e Presidente da Primeira Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947. Osvaldo Aranha faleceu de um ataque cardíaco em sua residência. Seu enterro foi acompanhado por milhares de pessoas, reuniu os maiores nomes da política brasileira, entre eles o presidente Juscelino Kubitschek (que foi um dos que carregaram o caixão de Aranha), Tancredo Neves e Horácio Lafer.

2013 - Ocorria a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Nesta data, um incêndio matava 242 pessoas e feria outras 116. As chamas ocorreram na madrugada, durante uma festa de universitários no local. O fogo foi provocado por um sinalizador acionado por um integrante de uma banda que se apresentava na discoteca. As más condições de segurança do local e falta de preparo apropriado para uma situação de emergência, como no caso de um incêndio, foram determinantes para a tragédia. De acordo com a polícia, em torno de 1000 a 1500 pessoas estavam no local, embora a capacidade oficial fosse para 691 pessoas. Este foi o segundo pior acidente do tipo no Brasil – o maior ocorreu no Gran Circus Norte-Americano, em 1961, em Niterói (RJ), que matou 503 pessoas. Até hoje ninguém foi responsabilizado criminalmente pelo incêndio.

Que dia é hoje?

Dia do Orador (Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes).

Dia Internacional de Recordação do Holocausto.

Aniversariantes:

Dani Valente – 44 anos - Daniele Valente começou a carreira de atriz na televisão, no seriado Confissões de Adolescente. Depois de participar de diversas séries e novelas, fez sua estreia no cinema em Sexo, Amor e Traição (2004). A atriz é mais conhecida por seus trabalhos cômicos, e atuou em comédias como Odeio o Dia dos Namorados (2013) e Os Homens São de Marte... E É pra Lá que Eu Vou! (2014).

Joanna – 63 anos - Maria de Fátima Gomes Nogueira é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Criada no subúrbio do Rio de Janeiro, começou a carreira de cantora em festivais do interior do estado, atuando também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas. É dela os sucessos "Tô Fazendo Falta", "Treze de Maio", "Viva a Mãe de Deus e Nossa" e "A Padroeira".

Ary Fontoura – 88 anos - Ary Beira Fontoura é um ator e diretor brasileiro, tendo participado em mais de 40 telenovelas, na Rede Globo. Ele é conhecido por interpretar papéis marcantes na TV como o do prefeito Florindo Abelha na novela "Roque Santeiro" (1985). Filho de um professor e de uma dona de casa, mostrava desde pequeno, vocação para o meio artístico, imitando pessoas. Com 10 anos, se apresentou em uma rádio de seu estado natal como cantor.

Djavan – 71 anos - Djavan Caetano Viana é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro. Desde criança foi influenciada por boa música quando sua mãe cantarolava músicas de Nelson Gonçalves e Ângela Maria. Quando adolescente ele chegou a ser jogador de futebol, um ser meio – campista de um time de Maceió. Envolvido com uma música que divide o seu tempo com o futebol e que é Djavan se mudou para o Rio de Janeiro sem intuito de ser músico. Ao conhecer o presidente da Som Livre, João Araújo, e passou um gravar trilhas sonoras de novelas da rede globo.

Deixar um comentário