23/01/2020 22h21 - Atualizado em 24/01/2020 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 24 de janeiro na história
Hoje na História

1897 - Nascia o ex-goleiro do Grêmio Eurico Lara. O jogador foi imortalizado no hino tricolor, composto por Lupicínio Rodrigues. Ele chamava atenção por sua altura, seus cerca de 1,90 somado ao seu físico dava-lhe uma aparência até meio desengonçada. Antes de se tornar goleiro, aventurou-se como ponteiro-esquerdo, mas sem sucesso. Com 18 anos de idade e jogando pelo time do exército, Lara enfim foi para baixo das traves. De início ainda sem muita técnica em sua nova função, mas que aos poucos, foi se especializando em fazer verdadeiros milagres por sua equipe. Eurico morreu aos 38 anos vítima de uma doença cardíaca.

1965 - Morria o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill. Winston Churchill foi um estadista, historiador, escritor e orador britânico e um dos líderes das Forças Aliadas durante a II Guerra Mundial. Nascido no dia 30 de novembro de 1874, na Inglaterra, também foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1953. Foi concedido por suas obras históricas, seus artigos jornalísticos e por seus brilhantes discursos, que o elevam a um dos principais oradores do século XX. Em 1955, aposentou-se como primeiro-ministro, mas manteve-se no Parlamento até 1964, um ano antes de sua morte.

1984 - A Apple lançava o Macintosh, primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, o que foi considerado uma revolução na época. O equipamento tornou-se muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som. Na época do seu lançamento, o Macintosh custava US$ 2.495, vinha com 128 KB de memória e rodava o Sistema Operacional System 1, que mais tarde, já na versão 7.6, seria chamado de Mac OS. No começo, contudo, o computador exigiu que vários programas fossem adaptados à sua interface gráfica, o que gerou críticas. Isso provocou, inicialmente, uma falta de programas para o Macintosh.

2003 - O rapper Sabotage era assassinado com três tiros, enquanto deixava a esposa no trabalho, na cidade de São Paulo. Ele era considerado uma das revelações do rap nacional. Descoberto pelos Racionais MC's, participou dos filmes Carandiru e O Invasor, além de lançar em 2001 o álbum Rap é Compromisso! Porém, por conta do seu envolvimento com o tráfico de drogas - foi indiciado por porte ilegal de armas e tráfico. O autor do crime, Sirlei Menezes da Silva, foi condenado a 14 anos de prisão em julgamento realizado oito anos após a morte do rapper.

2004 - Morria, aos 90 anos, o jogador Leônidas da Silva, um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro. Leônidas da Silva, conhecido como Diamante Negro, e considerado um dos jogadores mais importantes até a primeira metade do século XX. Nascido no dia 6 de setembro de 1913, no Rio de Janeiro, Leônidas se autoproclamava na época o inventor da jogada do gol de bicicleta e ficou conhecido como o “pai” da plástica jogada. Além de dirigente no São Paulo, ele foi comentarista esportivo, mas sua carreira teve que ser interrompida em 1974 por conta do Mal de Alzheimer. Leônidas conviveu durante 30 anos com a doença, até o dia de sua morte, por complicações relacionadas à doença.

2004 - Era lançada a rede social Orkut. Seu nome é derivado de um engenheiro turco, que trabalhava no Google. Orkut era uma rede social ligada ao Google, direcionada a relacionamentos. Esta rede de relacionamentos teve grande popularidade no Brasil e na Índia, os maiores “povoadores” do Orkut no mundo. Os brasileiros somavam mais de 30 milhões de usuários no Orkut, que depois foi ultrapassado pelo líder mundial, o Facebook. O Orkut ficou no ar por 10 anos, sendo extinta em setembro de 2014.

2018 – O tribunal de segunda instância confirmava a condenação do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi unânime entre os três desembargadores da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em favor de manter a condenação anterior e ainda ampliar a pena de prisão do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Os desembargadores decidiram ampliar a pena para doze anos e um mês de prisão, com início em regime fechado. As conclusões foram que ele recebeu propina de um esquema de corrupção na Petrobras e que essa propina foi entregue em forma de apartamento.

Que dia é hoje?

Dia Nacional dos Aposentados

Dia da Constituição e da Previdência Social

Aniversariantes:

Jonathan Azevedo – 33 anos - É um ator e cantor brasileiro. Sua primeira personagem de sucesso foi o traficante Sabiá na telenovela A Força do Querer (2017) da Rede Globo. Também já participou de mais de dez filmes e fez a personagem Fôjo na telenovela juvenil Malhação Conectados em 2011.

Neil Diamond – 78 anos - Neil Leslie Diamond é um cantor e compositor, que compôs inúmeros hits nos anos 60, 70 e 80, e até hoje mantém uma multidão de fãs. Nasceu numa família judaica, no Brooklyn. Estudou com Barbra Streisand na escola secundarista Abraham Lincoln e chegou a cantar com ela no coro da escola. Muitos de seus discos ganharam certificados de ouro e de platina. Ele também recebeu diversos Grammys ao longo de sua carreira.

Deixar um comentário