22/01/2020 00h37 - Atualizado em 22/01/2020 08h12

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 22 de janeiro na história.
Hoje na História

1808 - Família real portuguesa fugia de Portugal e desembarcava no Brasil. A família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia. O desembarque da comitiva real, contudo, só aconteceu no dia 24, às cinco horas da tarde, em uma grande solenidade. Aportaram em território brasileiro cerca de 14 navios com 15 mil pessoas, após uma viagem que teve início no dia 29 de novembro do ano anterior. Depois de Salvador, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro no dia 8 de março, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa.

1922 - Nascia Leonel de Moura Brizola. Gaúcho de Cruzinha, povoado pertencente ao município de Passo Fundo, Brizola foi o único político brasileiro a ser eleito governador em dois estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Destacado líder nacionalista, ele é considerado herdeiro político de Getúlio Vargas e de João Goulart, dois ex-presidentes brasileiros. Antes mesmo de entrar na faculdade, Brizola já havia iniciado sua carreira política. Em 1945, se filiou ao PTB e, dois anos mais tarde, era eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul.

1943 – Nascia a atriz, cantora e diretora teatral brasileira Marília Pêra. Marília Soares Pêra conquistou ao longo de sua carreira cerca de 80 prêmios, atuando em 49 peças, 29 novelas e mais de 20 filmes. Marília Pêra morreu em seu apartamento no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2015. Nos últimos meses de vida, a atriz lutava contra um câncer de pulmão. Passara o ano em tratamento médico, combatendo um desgaste nos ossos do quadril, o que a impedia de atuar. Ela foi sepultada na cidade do Rio de Janeiro.

1970 - Instituída oficialmente a Loteria Esportiva no Brasil, que premiava quem acertasse o resultado de 13 jogos de futebol. Em 1966, dois meses antes da abertura da Copa do Mundo da Inglaterra, foi lançada a Lotecopa, a Loteria da Copa do Mundo, a primeira experiência deste tipo no país.

1977 - Morria, aos 40 anos, em um acidente de carro, a cantora, compositora e atriz Maysa. O acidente aconteceu na ponte Rio-Niterói, quando se preparava para passar o final de semana em sua casa de praia, em Maricá. Familiares dizem que ela não dormia fazia dias por conta de uso de remédios para emagrecer e que isso teria causado o choque fatal contra a mureta central da ponte. Conhecida pelo forte temperamento, ela também enfrentava problemas com a bebida. “Meu mundo caiu”, foi um dos seus maiores sucessos como compositora.

Aniversariantes:

Caio Castro – 31 anos – Caio de Castro Castanheira é um ator brasileiro. Caio conquistou o povo brasileiro e os holofotes da mídia quando participou de um concurso do programa "Caldeirão do Hulk", que elegeria o novo integrante da novela teen "Malhação", na temporada de 2008. Com o início da trama jovem, ele se tornou o galã sensação das meninas. Além de ator, ele também é empresário e, em março de 2012, inaugurou o restaurante Bistrô Faria Lima, em São Paulo. Apaixonado por tatuagens, o ator acumula mais de 15 espalhadas pelo corpo. Tem a palavra "musa" tatuada em árabe como homenagem à amiga Giovanna Lancellotti - até descobrir que o verdadeiro significado da expressão é "eles estão te observando". Atualmente ele está namorando a também atriz Grazi Massafera.

Rogério Ceni – 47 anos - Rogério Mücke Ceni é um treinador e ex jogador de futebol brasileiro que atuava como goleiro. Atualmente comanda o Fortaleza. Revelado em 1990 pelo Sinop, do Mato Grosso, foi contratado no mesmo ano pelo São Paulo, equipe da qual foi titular de 1997 até 2015. Sua principal característica foi a lealdade ao clube que serviu por 25 anos ininterruptos, sendo atualmente o jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube na história do futebol mundial, tendo superado Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1116 jogos.

Deixar um comentário