19/01/2020 23h19 - Atualizado em 20/01/2020 08h06

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 20 de janeiro na história.
Hoje na História

1882 – Iniciava a construção do Canal do Panamá. É um canal de navegação, situado nesse país, no ponto mais estreito entre o Mar Caribe e o Oceano Pacífico. Ele foi criado para ampliar projeções ao encurtar a distância e o tempo de comunicação marítima, produzindo avanços econômicos e comerciais durante quase todo o século XX.

1982 - Ozzy Osbourne mordia a cabeça de um morcego vivo durante um show. Isso aconteceu durante uma apresentação ao vivo de Ozzy, que estava em turnê do seu segundo álbum solo. O ex-vocalista do Black Sabbath cantava para o público quando mordeu a cabeça de um morcego vivo. A história, dentro do contexto, no entanto, faz um certo sentido. Osbourne era conhecido por arremessar órgãos de animais para o público durante suas apresentações. Os fãs, em retorno, jogavam coisas parecidas no palco. O morcego foi arremessado aos pés de Ozzy. O bichinho ficou atordoado pelas luzes do palco e ficou parado no chão. Ozzy, pensando que era um brinquedo de borracha, mordeu sua cabeça. Rapidamente, o cantor percebeu que se tratava de um bicho de verdade. Levado às pressas para o hospital, o cantor recebeu um tratamento para a raiva.

1983 - Morria aos 49 anos Mané Garrincha, ídolo do futebol brasileiro. Manuel Francisco dos Santos foi campeão de duas copas do mundo, ele morreu no Rio de Janeiro, na pobreza, vítima de cirrose hepática. Conhecido por seus dribles, Garrincha é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol. O apelido de Garrincha foi dado por um dos seus irmãos, inspirado em um pássaro veloz, feio e desajeitado da floresta do Mato Grosso.

1985 – Era inaugurado o aeroporto mais movimentado do Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Trata-se do Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo – Governador André Franco Montoro, conhecido popularmente como Aeroporto de Cumbica. Localizado a 25 quilômetros do centro de São Paulo, o aeroporto conta com complexo aeroportuário e um sistema de acesso viário próprio na cidade de Guarulhos. A estrutura para passageiros é dividida em três terminais. No aeroporto operam ao menos 40 companhias aéreas nacionais e internacionais, com destino a 23 países e mais de uma centena de cidades no Brasil.

1996 - Dia em que o Brasil conhecia o ET de Varginha. Neste dia, o Brasil conhecia o suposto caso do um ser extraterrestre que teria sido avistado na cidade de Varginha, em Minas Gerais. Tudo começou quando três garotas afirmaram ter visto uma criatura com pele marrom, viscosa, grandes olhos avermelhados e uma cabeça volumosa com protuberâncias. Outras testemunhas na ocasião também disseram ter visto um OVNI. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do local negaram todas as informações e uma pesquisa da Universidade de São Paulo concluiu que não há provas de que tenha ocorrido a visita de seres extraterrestres a Varginha.

2008 - Estreava a aclamada série Breaking Bad. Considerada uma das melhores séries de televisão de todos os tempos, Breaking Bad foi ao ar pela primeira vez no dia 20 de janeiro de 2008, nos Estados Unidos, pela rede AMC e encerrou em 29 de setembro de 2013. O drama conta a história de Walter White um professor de química do ensino médio, que luta contra um câncer de pulmão que não pode ser operado. Juntamente com um ex-aluno Jesse Pinkman, ele decide viver de crimes, produzindo e vendendo metanfetamina cristalizada para garantir o futuro de sua família antes de morrer. No seu dia a dia, precisa lidar com outros traficantes e desafetos.

2009 - Barack Hussein Obama II é empossado presidente dos EUA. Ele foi a primeira pessoa negra a ocupar o cargo no país. Obama derrotou o candidato republicano John McCain na eleição presidencial no ano anterior. Nove meses após assumir como presidente dos EUA, ele foi declarado ganhador do Nobel da Paz de 2009. Obama foi reeleito presidente em novembro de 2012 e foi empossado pela segunda vez em 20 de janeiro de 2013.

Que dia é hoje?

Dia do Farmacêutico

Dia Nacional da Parteira Tradicional - Lei nº 13.100, de 27 de janeiro de 2015.

Aniversariantes:

Paul Stanley – 67 anos - Stanley Harvey Eisen é o guitarrista, vocalista, compositor, fundador e líder do grupo Kiss. Por mais de quarenta anos, Paul Stanley reina absoluto como um dos “frontman” mais famosos da história do rock and roll. Ele é o principal compositor, a força matriz e a incansável voz do KISS, uma das mais influentes e bem sucedidas bandas de rock and roll da história.

Luciano Camargo – 47 anos - Welson David Luciano Fonseca Camargo é um cantor brasileiro, que desde 1991, junto com seu irmão Mirosmar José de Camargo (Zezé Di Camargo), formam a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Sua vida, da infância até o início do sucesso, foi retratada no filme 2 Filhos de Francisco, com Thiago Mendonça no seu papel principal e Wigor Lima na fase criança.

Jorge Kajuru – 58 anos - Jorge Reis da Costa Nasser é um jornalista esportivo, radialista, apresentador de televisão, empresário, e político brasileiro, atualmente filiado ao Cidadania, sendo hoje senador pelo estado de Goiás. Entre 2017 e 2019, foi vereador de Goiânia, sendo o mais votado da cidade no pleito de 2016. Ele passou por diversas emissoras como SBT, RedeTV! ESPN Brasil, Esporte Interativo, entre outras. Em 19 de novembro de 2019, durante uma sessão do Senado Federal, Kajuru passou mal em decorrência de uma crise convulsiva e precisou ser imediatamente hospitalizado. Uma tomografia revelou a presença de um coágulo no cérebro do parlamentar.

Deixar um comentário