16/01/2020 23h36 - Atualizado em 17/01/2020 08h12

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 17 de janeiro na história.
Hoje na História

1706 – Nascia Benjamin Franklin, jornalista, escritor, político, inventor e diplomata. Ele ainda ficou conhecido por suas experiências com a eletricidade e por ter sido um dos líderes da Revolução Americana. Também ganhou fama de estadista por seus serviços diplomáticos, atuando no diálogo entre as colônias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a Rússia. Ele se dedicou também à questão da abolição da escravatura. Benjamin Franklin morreu no dia 17 de abril de 1790, na Filadélfia.

1899 - Nascia Al Capone, o maior gângster da história dos Estados Unidos. Al Capone tinha o apelido de Scarface, devido a uma cicatriz no rosto. Ele liderou um grupo criminoso que se dedicava ao contrabando e venda de bebidas, entre outras atividades ilegais, durante a lei seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30. Al Capone tinha informantes, pontos de apostas, casas de jogo, bordéis, clubes noturnos, destilarias e cervejarias e chegou a faturar US$ 100 milhões por ano. Tendo contraído sífilis, apresentava distúrbios mentais e morreu por conta da doença em 1947, em Palm Beach (EUA).

1929 - O marinheiro Popeye aparecia pela primeira vez em uma tira de quadrinhos. Quando fez sua aparição, Popeye não era o personagem principal, mas, em pouco tempo, ganhou a simpatia do público e também sua própria tirinha. Em 1933, ele foi adaptado para desenhos animado. Nas histórias, Popeye está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, do seu eterno inimigo, Brutus. Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

1973 - Morria a pintora brasileira Tarsila do Amaral, criadora da obra Abaporu, de 1928. Tarsila do Amaral, pintora e desenhista, uma das figuras centrais do começo do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas. Em 1973, Tarsila morreu vítima de depressão, em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

2005 - Vítima de uma parada cardíaca em decorrência de uma infecção pulmonar, morria o sambista Bezerra da Silva. Ele tinha 77 anos. Através do samba, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical. Ele morreu numa segunda-feira, já que sempre dizia que não queria atrapalhar o final de semana dos amigos quando morresse.

Aniversariantes

Calvin Harris – 37 anos - Adam Richard Wiles é um produtor, músico, letrista, cantor, compositor e DJ escocês. De acordo com a Forbes, Harris se tornou o DJ mais bem pago em 2013 e em 2014, valendo 66 milhões de dólares (60 milhões de euros) em 2015. É dele os sucessos “This Is What You Came For”, “Summer”, “One Kiss” e vários outros hits que tocam diariamente aqui na programação da Acústica.

Mel Lisboa – 39 anos – Gaúcha de Porto Alegre, Mel Lisboa Alves é uma atriz e apresentadora brasileira. Ficou conhecida pela personagem Anita de "Presença de Anita". Em 2007, começou a apresentar um programa no canal GNT, além de ter participado do elenco de "Sete Pecados", como Carla. Ganhou alguns prêmios na carreira, como o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor atriz por sua atuação em "Sonhos e Desejos".

Michelle Obama – 57 anos - Michelle LaVaughn Robinson Obama é uma advogada e escritora norte-americana. É a esposa do 44.º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a 46.ª primeira-dama dos Estados Unidos, sendo a primeira afro-descendente a ocupar o posto.

Jim Carrey – 59 anos - James Eugene "Jim" Carrey é um premiado ator, comediante, roteirista, produtor e pintor américo-canadense, conhecido por interpretar papéis cômicos em filmes como Ace Ventura, Debi e Loide, O Máscara, Todo Poderoso, entre outros. Após a morte de sua ex, Carrey se afundou em uma profunda depressão e como desde mais jovem tem como "hobby" as artes plásticas e a pintura, utilizou deste artificio para se libertar e sair da sua zona de conforto dentre as telonas e a câmera.

Deixar um comentário