15/01/2020 23h00 - Atualizado em 16/01/2020 09h49

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 16 de janeiro na história.
Hoje na História

1605 - Foi publicada em Madrid a primeira edição de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. É uma das obras-primas da literatura espanhola e da literatura universal e também o livro mais traduzido. A inspiração de Cervantes para compor essa obra originou-se, ao que tudo indica, do chamado Entremez dos romances, de uma época anterior (embora isso seja discutível). Seu argumento ridiculariza um lavrador que enlouquece acreditando ser herói de romances. O lavrador abandonou sua esposa e partiu como fez Don Quixote.

1935 - Nascia, em Pelotas, o ator e dublador Older Cazarré. De uma família de artistas, Cazarré dublou, entre outros, a versão brasileira do personagem Zé Colmeia e de Jaiminho, o carteiro, em Chaves. Como ator, atuou em escolinha do professor Raimundo e Os Trapalhões. Morreu em 1992, aos 57 anos, vítima de uma bala perdida que o atingiu no peito quando ele estava dormindo, de madrugada, em seu apartamento da ladeira Saint Roman, em Copacabana.

1957 – Era inaugurada em Liverpool a casa noturna The Cavern Club. Foi neste local que os Beatles iniciaram sua carreira artística. O game The Beatles: Rock Band tem o Cavern Club como um de seus cenários. Em 2007 o Cavern Club comemorou os 50 anos de sua inauguração, com apresentação de 30 bandas, em uma festa que durou cerca de 13 horas. A casa noturna também já chegou a fechar duas vezes alegando problemas financeiros.

Aniversariantes:

Jô Soares – 83 anos - José Eugênio Soares é um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro. Apresentou de 1988 a 1999 o Jô Soares Onze e Meia e de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo. O apresentador fala, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de bons conhecimentos de alemão. Jô Soares é católico, sendo devoto de Santa Rita de Cássia. Em 2014, Jô Soares foi internado no Hospital Sírio-Libanês, para tratar de uma pneumonia, permanecendo no hospital por 22 dias.

Ivo Pessoa – 50 anos - Ivo Marcelo Menezes Pessoa é um cantor brasileiro. Ex-participante do programa Fama (Rede Globo). Não venceu o programa, mas ficou famoso graça a inclusão da canção Uma vez mais na trilha da novela Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco e tocou em várias rádios. A canção Além do olhar foi tema de abertura do remake de O Profeta. Outras novelas também tiveram canções interpretadas por Ivo Pessoa, como "Outra Vez" na trilha de Cobras & Lagartos, "Teletema" na trilha de Sete Pecados, e "Deusa da Minha Rua" na novela Desejo Proibido.

Daniela Escobar – 51 anos – Gaúcha de São Borja, Daniela Escobar Duncan é uma atriz, apresentadora de televisão brasileira. Um dos papéis de maior destaque na sua carreira foi em "O Clone", novela que foi ao ar em 2001, no horário nobre da TV Globo. Na trama, viveu a mãe de uma dependente de drogas que lutava pela cura da filha. Aos 16 anos iniciou a faculdade de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, na PUCRS. Três anos depois, em 1985, deciciu se mudar para o Rio de Janeiro para ter aulas de teatro, canto e dança. Na televisão, Daniela já participou do elenco de minisséries e novelas como: “A Casa das Sete Mulheres”, “A Vida da Gente”, “Flor do Caribe”, entre outras. Também apresentou durante cinco anos o programa "Super Bonita", no canal fechado GNT.

Deixar um comentário