15/01/2020 01h51 - Atualizado em 15/01/2020 08h05

Hoje na História

Acompanhe os fatos que marcaram o dia 15 de janeiro na história.
Hoje na História

1929 - Nascia Martin Luther King Jr, líder pacifista que lutou contra o racismo e pelos direitos civis dos negros. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Menos de quatro anos depois, King foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC.

1943 – Era inaugurado o Pentágono. Ele é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado no condado de Arlington, Virgínia, em Washington, DC. Como um símbolo das Forças Armadas dos EUA, o Pentágono é frequentemente utilizado para se referir ao Departamento de Defesa. O Pentágono é um dos maiores edifícios de escritórios do mundo, com cerca de 600.000 metros quadrados, dos quais 340.000 m² são usados como escritórios. Cerca de 23 mil funcionários militares e civis e cerca de 3.000 equipes de apoio trabalham no local. Ele tem cinco lados, cinco andares acima do solo, dois pisos subterrâneos e cinco corredores em anel por andar com um total de 28,2 km de extensão. Em 11 de setembro de 2001, exatamente 60 anos após a construção do edifício, o Voo 77 da American Airlines foi sequestrado por terroristas islâmicos e jogado contra o lado oeste do prédio, o que causou a morte de 189 pessoas.

1985 - Tancredo Neves vencia Paulo Maluf em eleições indiretas para a presidência da República. Desde o golpe militar de 1964, era a primeira vez que o país teria um presidente civil. Antes de Tancredo Neves, o último presidente civil do país foi João Goulart, deposto em 1964. Apesar de a eleição de Tancredo Neves ter ocorrido de maneira indireta, sua vitória foi considerada fundamental para o processo de redemocratização do país. Contudo, na véspera de sua posse, programada para o dia 15 de março de 1985, Tancredo Neves sofreu uma crise aguda de peritonite e foi para o Hospital de Base de Brasília. Ele ficou internado 38 dias, passou por sete cirurgias e morreu no dia 21 de abril de 1985, sem ter conseguido vestir a faixa presidencial.

2001 – Era lançada a enciclopédia digital Wikipédia. A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar.

2009 - O ônibus que levava a delegação do Brasil de Pelotas caiu em um barranco, às margens da BR-392, em Canguçu. Cláudio Milar, ídolo da torcida, o zagueiro Régis e o treinador de goleiros Giovani Guimarães morreram no local. O Brasil de Pelotas voltava de viagem depois de enfrentar a equipe do Santa Cruz em amistoso preparatório para o Campeonato Gaúcho. A equipe venceu por 2 a 1, em jogo disputado em Vale do Sol, cidade vizinha a Santa Cruz do Sul.

2013 - Morria, aos 74 anos, o ator e comediante Clayton Silva. Um dos personagens de Clayton Silva mais conhecido e apreciado era o do caipira, ao lado do comediante Paulo Pioli. O quadro do programa “A Praça é Nossa” era o "Êta Fuminho Bão". Os dois eram compadres e iam picando o fumo de corda e comentando fatos de suas vidas e também da vida de Carlos Alberto de Nóbrega. Também fez sucesso o personagem que tem o bordão: "tô de olho no sinhô". Em dezembro de 2012, Silva foi hospitalizado devido a complicações de um câncer e faleceu em 15 de janeiro de 2013, na cidade de Campinas, aos 74 anos.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Compositor

Aniversariantes

Jesus Luz – 33 anos - Jesus Pinto da Luz é um ator, modelo e DJ brasileiro. Numa sessão de fotos em que apareceu em nu frontal, em dezembro de 2008, ele conheceu a cantora Madonna, com quem manteve um relacionamento amoroso. Com isso, Jesus Luz pôde alcançar maior projeção midiática e profissional, apresentando-se nas mais importantes festas como DJ. Para o jornal americano The New York Times, Jesus Luz tem aproveitado ao máximo as oportunidades que se lhe apresentam.

Arnaldo Cezar Coelho – 77 anos - Arnaldo David Cezar Coelho é um corretor autônomo de investimentos, comentarista de arbitragem, ex-árbitro de futebol e formado em educação física. Arnaldo foi o primeiro brasileiro e o primeiro árbitro não-europeu a apitar uma final de Copa do Mundo da FIFA, quando atuou na final de 1982 entre a Itália e a Alemanha Ocidental. Ele anunciou sua aposentadoria da TV Globo no dia 10 de dezembro de 2019.

Emilio Orciollo – 46 anos - Emilio Orciollo Netto é um ator brasileiro nascido em São Paulo. Desde criança, ele já sabia que queria ser ator, mas a certeza veio quando assistiu à minissérie "Anos Dourados", em 1986. Começou no meio artístico com apenas 15 anos, quando fez teatro amador durante três anos. Ao completar 18 anos, procurou um teatro profissionalizante e, em 1997, foi escalado para fazer a novela "Anjo Mau", na TV Globo.

Eduardo Sterblitch – 33 anos - Luiz Eduardo Sterblitch Páschoa é um humorista, ator, roteirista e cantor brasileiro que se tornou conhecido nacionalmente quando se juntou ao Pânico na TV, exibido de 2003 a 2012 pela RedeTV! e posteriormente pela Rede Bandeirantes, exibido entre 2012 e 2017. Um dos seus personagens mais conhecidos da atração foi o Freddy Mercury Prateado. Ele é casado com a atriz Louise D'Tuani.

Pitbull (Rapper) – 40 anos - Armando Christian Pérez é um empresário, rapper, cantor e compositor americano de ascendência cubana. Pitbull, começou a ganhar notoriedade depois de participar de uma canção de Lil Jon, que ajudou o rapper a iniciar sua carreira, além de participar da trilha do filme “+Velozes +Furiosos” (Segundo filme da franquia). Em 2004, Pitbull lançou seu primeiro álbum, chamado "M.I.A.M.I.", que conseguiu disco de ouro nos Estados Unidos. "Planet Pit", lançado em 2011, se tornou o maior álbum de sua carreira, com vários singles de sucesso, além da música "Give Me Everything", que se tornou primeira colocada em várias paradas musicais além de concorrer em várias premiações.

Deixar um comentário